Inscrições têm início nesta terça-feira (1/10) por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula para estudantes que p...
Inscrições têm início nesta terça-feira (1/10) por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula para estudantes que pretendem ingressar no Ensino Médio em Tempo Integral.
O Trilhas de Futuro, maior programa de formação profissionalizante do Governo de Minas, inicia uma nova etapa, expandindo a disponibilidade de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para dentro das escolas da rede estadual de ensino, com o lançamento do Trilhas de Futuro nas Escolas.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), vai oferecer 9,6 mil vagas para estudantes do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (Emti) em 153 escolas estaduais, distribuídas por 37 municípios.
As inscrições devem ser realizadas por meio do Cadastro Escolar 2025, no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), no site www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br, a partir desta terça-feira (1/10) até o dia 1/11/2024.
Qualificação técnica
Com investimentos de aproximadamente R$ 120 milhões, essa expansão representa uma nova era na educação profissional em Minas Gerais.
O Trilhas de Futuro nas Escolas oferece nove cursos de alta complexidade, inovando ao promover uma integração curricular nos três anos do ensino médio, entre a formação geral básica, a formação técnica específica, o projeto de vida dos estudantes e as demandas socioeconômicas emergentes com vistas à transição positiva da escola para o mundo do trabalho.
Entre os cursos estão áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais como Automação Industrial, Biocombustíveis, Fabricação Mecânica, Manutenção de Máquinas Industriais, Mecatrônica, Metalurgia, Mineração, Sistemas de Energia Renovável e Soldagem.
“Nós já avançamos muito com a educação profissional em Minas por meio do Projeto Trilhas de Futuro, mas agora, com o Trilhas de Futuro nas Escolas, levamos os cursos técnicos para dentro das unidades escolares da nossa rede estadual, promovendo a integração curricular entre a Formação Geral Básica e os cursos técnicos, em parceria com o Senai”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra.
Integração
O Trilhas de Futuro nas Escolas será implementado em algumas unidades de Ensino Médio em Tempo Integral da rede estadual, atendendo aos estudantes que iniciarão o 1º ano em 2025. As aulas teóricas serão realizadas nas escolas estaduais e as aulas práticas nos laboratórios do Senai.
As aulas técnicas seguirão o modelo concomitante intercomplementar em cidades que possuem unidades do Senai. Esse formato permite que os estudantes cursem o ensino médio e a formação técnica em instituições distintas, mas com conteúdo integrado, potencializando a proposta de desenvolvimento interdimensional da educação em tempo integral em Minas Gerais.
Essa modalidade, regulamentada pela Resolução CNE/CP Nº 1, de 5/1/2021, combina ensino médio com cursos técnicos em diferentes redes, porém com um projeto pedagógico único.
“Os cursos fazem parte do mapa de priorização de demandas por educação profissional da SEE/MG e estão alinhados às maiores demandas de empregabilidade em Minas Gerais”, destaca Kellen.
O projeto será ofertado em 37 municípios que possuem escolas estaduais com Emti e unidades do Senai. As cidades participantes são Araxá, Arcos, Barão de Cocais, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Cataguases, Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Itaúna, Ituiutaba, João Monlevade, Juiz de Fora, Mariana, Montes Claros, Nova Lima, Ouro Branco, Patos de Minas, Pedro Leopoldo, Pirapora, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Santa Luzia, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Rio Abaixo, São João del-Rei, Sete Lagoas, Três Marias, Ubá, Uberaba, Uberlândia e Vespasiano.
Parceria com o Senai
A parceria com o Senai, referência nacional em tecnologia e inovação para o setor industrial, assegura a qualidade do ensino técnico oferecido pelo projeto Trilhas de Futuro nas Escolas.
O Senai será responsável por fornecer instrutores especializados, material didático e acesso a laboratórios para a realização das atividades práticas.
Para a subsecretária Kellen Senra, essa colaboração entre a SEE/MG e o Senai tem como objetivo oferecer uma formação que, além de atender às demandas do mercado de trabalho do futuro, proporciona aos jovens uma visão integrada entre o ensino médio e a formação profissional.
“Nós já estabelecemos uma parceria sólida com o Senai no Trilhas de Futuro. Agora, o Senai traz para a Secretaria de Estado de Educação sua expertise e a possibilidade de cursos técnicos que são referência em todo o estado, representando um crescimento significativo na oferta de educação profissional na rede”, destaca Kellen.
Para o Senai, ampliar essa parceria com a SEE/MG é uma oportunidade de contribuir para a educação em Minas Gerais. “Vamos preparar os jovens de maneira eficaz para ingressar em profissões tecnológicas de alta empregabilidade”, afirma Christiano Leal, diretor regional do Senai-MG.
Leal acrescenta que o projeto está alinhado com os objetivos do Senai, que incluem o compromisso de oferecer educação de qualidade, com uma metodologia própria, laboratórios e oficinas equipados com tecnologia de ponta, além de promover a inclusão social e desenvolver habilidades técnicas e comportamentais essenciais para o mercado de trabalho.
Trilhas de Futuro
Criado em 2021 pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, o Trilhas de Futuro se firmou como uma iniciativa pioneira e referência nacional na oferta de cursos técnicos gratuitos, atendendo estudantes em instituições públicas e privadas.
Com mais de R$ 1,5 bilhão já investidos, o Trilhas de Futuro figura entre as principais prioridades do Estado, formando mais de 50 mil profissionais e capacitando outros 92 mil, distribuídos em 94 cursos diferentes, presentes em 145 municípios de Minas Gerais.
A quinta edição, atualmente em andamento, atingiu um recorde histórico, com mais de 346 mil inscrições para as 40 mil vagas disponíveis.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário