Humberto Leite, da Agência Saúde DF | Edição: Willian Cavalcanti Secretaria de Saúde ofereceu atendimento médico, vacinação e reforçou açõ...
Humberto Leite, da Agência Saúde DF | Edição: Willian Cavalcanti
Secretaria de Saúde ofereceu atendimento médico, vacinação e reforçou ações educativas de combate à dengue.
Neste sábado (5), o Recanto das Emas foi palco da 38ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). A estrutura, que leva serviços gratuitos e atividades do Governo do Distrito Federal (GDF) para as regiões administrativas, reuniu milhares de pessoas na Quadra 2, ao lado da Biblioteca Pública Lúcio Costa. A Secretaria de Saúde (SES-DF) ofertou serviços como vacinação, testagem de infecções sexualmente transmissíveis, atendimento médico e imunização contra raiva para cães e gatos.
“É fundamental se aproximar da população e trazer o serviço para muito mais próximo. O paciente, que às vezes não iria até uma unidade de saúde, descobre em uma oportunidade dessas que precisa se tratar. Conseguimos resgatar na ação um paciente que adoeceria, com oportunidade de evoluir para a cura muito mais fácil”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.
Antônio Carlos de Jesus foi um dos atendidos. Desempregado, ele aproveitou que poderia ter acesso a serviços perto de casa e visitou todos os espaços do GDF Mais Perto do Cidadão. “Saúde é tudo. Sem saúde, a pessoa não consegue mais nada. Foi maravilhoso o atendimento”, diz. Ele ainda levou kits de higiene bucal para ele, a mãe e a irmã.
A proximidade do atendimento também foi elogiada pelo vigilante Antônio Silva, 59 anos. Ele levou seu cachorro Pipoca para receber a vacina contra a raiva. “É ótimo ser pertinho de casa. Temos que cuidar direito dos bichinhos, temos amor por eles”, aconselha. Apesar de a campanha de vacinação antirrábica ter terminado no dia 28, a SES-DF continua a oferecer o serviço. “Além de ampliar a cobertura vacinal contra a raiva, esse evento divulga o nosso trabalho. Temos vacina o ano inteiro”, garante a chefe da Vigilância Ambiental do Recanto das Emas, Simone Reis Pires.
Aproveitando o movimento do público, o GDF Mais Perto do Cidadão também é oportunidade para ampliar as ações educativas contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “É uma oportunidade, mais uma vez, de levarmos a prevenção. Muitas pessoas ainda têm dúvidas. E a pessoa leva a informação dada aqui para a família, para os vizinhos”, conta a agente de vigilância ambiental, Terezinha Santos.
Serviços
Os visitantes tiveram ainda acesso a serviços do Na Hora, da Secretaria de Justiça e Cidadania e da Polícia Civil, além de ofertas de outros órgãos do GDF. A população do Recanto das Emas também contou com apresentações artísticas, atividades para crianças e ações de beleza e bem-estar.
A titular da Sejus-DF, Marcela Passamani, destacou que o programa alcança, de fato, aqueles que mais precisam. “O GDF Mais Perto do Cidadão está, pela quarta vez, no Recanto das Emas trazendo vários serviços de cidadania e lazer. Desta vez, iniciamos de uma forma diferente. Estivemos na cidade durante toda a semana, em reunião com a comunidade e visitando escolas para trazer a equipe da pasta para dentro da cidade. O resultado foi efetivo porque vimos que democratizamos o acesso aos serviços do governo para um número maior de pessoas”, disse.
Instituído em 2023 por meio do Decreto nº 44.213, o GDF Mais Perto do Cidadão é estruturado em eixos temáticos, como Justiça e Cidadania, Saúde, Cultura e Educação, Esporte e Lazer. O programa já percorreu diversas regiões administrativas, incluindo Água Quente, Arapoanga, Brazlândia, Ceilândia e muitas outras. Na edição anterior, no Riacho Fundo II, foram contabilizados aproximadamente 260 mil atendimentos desde o início de 2023.
Mais Saúde
No mesmo espaço, ocorreram os atendimentos do programa itinerante Saúde Mais Perto do Cidadão. A iniciativa oferta serviços públicos gratuitos em saúde, que vão desde consultas de rotina até a realização de exames de sangue, mamografia, eletrocardiograma e outros. Até o momento, o programa itinerante já passou por Ceilandia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia e Riacho Fundo II. O Saúde Mais Perto do Cidadão ainda deve chegar a Brazlândia, Planaltina, Arapoanga e Sobradinho II. A iniciativa do GDF conta com o apoio de emendas parlamentares do deputado federal Gilvan Maximo.
Da redação do Portal de Notícias com informações da Agência Brasília
Nenhum comentário