Espanhol Início da Carreira de Jogador de Futebol Nascimento: José Armando Ufarte Ventoso na...
Espanhol Início da Carreira de Jogador de Futebol
Nascimento: José Armando Ufarte Ventoso nasceu na Cidade de Pontevedra, Espanha, no dia 17 de maio de 1941.
Resumo Histórico da Carreira de Jogador de Futebol: José Armando chegou ao Rio de Janeiro ainda adolescente; cheio de sonho já pensava em se tornar um jogador de futebol. Em 1955, foi encaminhado por um amigo para fazer testes nas categorias de base do Flamengo, Depois de algumas insistências foi aprovado e, aos 14 anos, passou a fazer parte das escolinhas de formação do Clube. Espanhol, como passou a ser chamado, já se destacava nos treinamentos e já começava a ser visto como um futuro craque. Dotado de grande habilidade para driblar e muito veloz com a bola nos pés, foi muito bem nas categorias amadoras do Flamengo e logo começou a ter chance no elenco principal. Em 1961, o técnico paraguaio Freitas Solich lançou Espanhol no time titular durante o Torneio Internacional de Verão, competição conquistada pelo clube da Gávea. Em 1965, assinou o seu primeiro contrato de jogador profissional. A sua primeira participação, já consolidado no elenco principal, foi no Torneio Rio-São Paulo de 1961, na vitória do Flamengo contra a Portuguesa de Desportos no Maracanã pelo placar de 2 X 0, quando entrou substituindo o atacante Henrique Frade. Espanhol foi um jogador muito dedicado e deu muitas alegrias à frenética torcida rubro-negra. Sua titularidade durou pouco, pois o Flamengo repatriou o ponteiro direito Joel Martins, que estava jogando pelo Valência da Espanha, deixando Espanhol na suplência do time. Em 1961, Espanhol foi cedido por empréstimo ao Corinthians, time que passava por um péssimo momento no Campeonato Paulista. Espanhol no time mosqueteiro, que ia tão mal tecnicamente, enfrentou dissabores. O Corinthians ficou conhecido de “Faz-me rir”, que era uma canção de grande sucesso na época, interpretada pela cantora Edith Veiga. A música foi associada ao time devido a sua péssima campanha no Paulistão de 1961, o que certamente prejudicou o ponta direita Espanhol quanto a permanecer no Futebol Paulista depois de apenas uma temporada no Parque São Jorge, reduto corinthiano. Na sua rápida passagem pelo Corinthians, contabilizou 21 vitórias, 12 empates, 5 derrotas e marcou 9 gols.
Cantora de sucesso nacional da década de 1960
Em 1962, Espanhol foi reintegrado ao elenco do Flamengo. Na sua volta ao Clube da Gávea, o Técnico Freitas Solich o escalou na partida de abertura do 2º turno do Campeonato carioca, quando o Flamengo venceu a equipe do Madureira no Estádio Caio Martins. O ponteiro-direito Joel foi deslocado para a ponta-esquerda, abrindo espaço para a entrada de Espanhol no time titular, onde voltou a mostrar uma grande performance no ataque do Flamengo. No jogo seguinte, ao marcar 2 gols na vitória contra o Canto do Rio, destacou-se como peça fundamental do ataque rubro-negro. A melhor temporada de Espanhol foi a de 1963, quando disputou todos os jogos no time titular da grande campanha do Flamengo na conquista do Campeonato Carioca daquele ano. Suas assistências foram determinantes nos 15 gols marcados pelo centroavante Airton.
Linha de ataque do Flamengo na década de 1960
Em pé: Gerson, Henrique e Dida. Agachados: Espanhol e Joel.
Em 1964, regressou ao seu país natal contratado pelo Atlético de Madrid, passando a utilizar o nome de Ufarte. Em 1965, conquistou seu primeiro Campeonato Espanhol e a Copa do Rey. Disputou a Copa do Mundo de Futebol da FIFA de 1966, realizada na Inglaterra, jogando pela seleção espanhola. Em 1974, passou a jogar pelo Racing Santander, onde encerrou a carreira de jogador de futebol.
Atualmente Aposentado:
Após encerrar a carreira de jogador de futebol, Espanhol passou a treinar a Seleção Sub-21 da Espanha.
José Armando Ufarte Ventoso – Espanhol
Coluna do Vidal
Nenhum comentário