Dequinha Potiguar de Mossoró ...
Dequinha Potiguar de Mossoró
Primeiro Clube Profissional
Nascimento: José Mendonça dos Santos nasceu no dia 19 de março de 1929, na cidade de Mossoró, interior do Estado do Rio Grande do Norte.
Resumo histórico da carreira de jogador de futebol: Dequinha, como era conhecido entre os futebolistas, iniciou sua carreira jogando na posição de volante, no Potiguar de Mossoró. Depois jogou no ABC de Natal e América de Pernambuco antes de chegar ao Clube de Regatas do Flamengo, onde passou a melhor e maior parte de sua carreira, transformando-se em grande ídolo da frenética torcida rubro-negra. Fez parte de um elenco vitorioso, junto com jogadores do nível de Joel, Evaristo e Zagallo, que juntos conquistaram o segundo tricampeonato da história do Flamengo, vencendo os campeonatos cariocas de 1953, 1954 e 1955. Dequinha foi um jogador que se apresentava em alto nível, possuía qualidade técnica e dificilmente errava um passe. Sua performance defendendo o time da Gávea o levou à Seleção Brasileira. Em maio de 1954, Dequinha marcou um gol contra a Seleção da Colômbia em jogo amistoso preparatório para a Copa do Mundo. Fez parte da delegação que viajou para a Europa, para disputar a Copa do Mundo da FIFA realizada na Suíça em 1954. Pela Seleção Canarinho, disputou oito partidas. Em 1956, integrou o elenco da Seleção Nacional que excursionou pelo Continente Europeu. Ao chegar ao Flamengo, Dequinha sucedeu o paraguaio Modesto Bria e, ao deixar o clube, foi substituído por Carlinhos, conhecido como “Violino”. Sua última partida pelo Flamengo foi em setembro de 1959. Jogou ainda no Botafogo e encerrou a carreira no Campo Grande do Rio de Janeiro. Iniciou então uma nova etapa no futebol como treinador e dirigiu alguns times do Brasil. Seu maior sucesso como Técnico foi quando conquistou pelo Sergipe o Tricampeonato Estadual Sergipano (1970, 1971 e 1972).
Time Campeão Carioca de 1955
Da Esquerda para Direita: Em pé: Pavão, Chamorro, Jadir, Tomires, Dequinha e Jordan. Agachados: Joel, Paulinho de Almeira, índio, Dida e Zagallo.
Falecimento: José Mendonça dos Santos, Dequinha, faleceu no dia 23 de julho de 1997 na Cidade de Aracajú, Estado de Sergipe, aos 68 anos.
Nenhum comentário