Mais um passo foi dado pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha no que diz respeito à execução do Projeto Prioritário “Ed...
Mais um passo foi dado pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha no que diz respeito à execução do Projeto Prioritário “Educação e Controle das Arboviroses”, componente do planejamento estratégico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) (https://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/20249-regional-varginha-desenvolve-projeto-intersetorial-sobre-arboviroses).
O projeto atende a um chamado da Subsecretaria de Regionalização da SES-MG para estimular as regionais a desenvolverem projetos relacionados ao contexto de cada região de saúde, de modo que entreguem às suas populações um produto positivo e efetivo, atendendo às necessidades em saúde identificadas. Nos dias 24 e 25/10, a equipe responsável na SRS Varginha realizou a apresentação do projeto a gestores de saúde dos municípios de abrangência, coordenadores de vigilância em saúde, vigilância epidemiológica, vigilância ambiental e atenção primária à saúde.
O projeto visa reduzir a incidência de casos e óbitos por arboviroses por meio de capacitação de profissionais de saúde, visitas de supervisão in loco, implementação de medidas integradas de prevenção e controle, mobilização social, e parceria com Consórcios Intermunicipais de Saúde.
Nesta etapa, o enfoque foi na estruturação das salas de hidratação e na aquisição de materiais e equipamentos para o enfrentamento da sazonalidade 2024/2025. Segundo o superintendente regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, a escolha do tema do projeto veio ao encontro das experiências vividas durante a última sazonalidade de dengue na macrorregião de Saúde Sul. “Ao escolhermos trabalhar com as arboviroses neste projeto, buscamos agregar valor ao território de abrangência da SRS Varginha, tendo como norte as necessidades identificadas no último período sazonal, cujo cenário epidemiológico apresentou-se de forma crítica, visando uma estruturação antecipada tanto da rede assistencial, como do planejamento para o efetivo controle vetorial, com ampla participação da sociedade”, afirmou Luiz Paulo.
A planilha para programação dos equipamentos e insumos a serem utilizados pelos municípios, bem como o processo de aquisição dos mesmos via consórcios, foram apresentados com o apoio dos consórcios de saúde da região. Renata Siqueira Julio, técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da SRS Varginha e gerente do projeto na Regional, registrou que "o grupo de trabalho atuou com afinco para entregar aos gestores municipais de saúde um documento sistematizado, visando facilitar o processo de aquisição conjunta de materiais e equipamentos para o desenvolvimento das ações do programa de arboviroses."
Nenhum comentário