Page Nav

HIDE
Segunda, Abril 7

Pages

Avaliações Externas Somativas serão aplicadas de 25/11 a 6/12 para estudantes de Minas Gerais

  Estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do Ensino Médio participarão das Avaliações do Simave, que medem o desemp...

 

Estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do Ensino Médio participarão das Avaliações do Simave, que medem o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizará, entre os dias 25/11 e 6/12, a aplicação das Avaliações Externas Somativas do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação (Simave). Este processo é uma importante ferramenta para o acompanhamento do desempenho dos estudantes e mede a evolução das habilidades e competências adquiridas ao longo do ano letivo. 

As Avaliações Externas Somativas são destinadas aos estudantes das redes estadual e municipais do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, além do 3º ano do ensino médio, com um total estimado de 804 mil participantes. Focadas em Língua Portuguesa e Matemática, as avaliações têm como objetivo traçar um diagnóstico da educação básica em Minas Gerais, identificando fatores que podem influenciar o desempenho dos estudantes.

O superintendente de Avaliação Educacional da SEE/MG, Wagner Costa, destaca que as avaliações são fundamentais para fornecer um panorama detalhado do nível de aprendizado dos estudantes.

“Essas avaliações fornecem informações detalhadas sobre o desenvolvimento das habilidades dos estudantes em diferentes etapas da educação básica, desde a alfabetização até o ensino médio, auxiliando gestores e educadores a identificar desafios, planejar intervenções pedagógicas e formular políticas públicas mais eficazes”, afirma.

Incentivo aos estudantes

Para incentivar a participação dos estudantes durante os dias de prova — que podem durar até 2h30 —, a SEE/MG destinará um recurso adicional de R$ 20 por participante para a compra de kits escolares. Além disso, haverá um reforço de R$ 1 por dia de prova para a alimentação dos participantes. Essa iniciativa tem o objetivo de garantir condições adequadas para o bom desempenho nas avaliações.

Sobre o SIMAVE

Até o ano de 2023, as Avaliações Externas Somativas eram conhecidas principalmente como Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Embora fizessem parte do Simave, essas avaliações eram tratadas separadamente. 

A partir de agora, com o intuito de tornar mais clara a abrangência e os objetivos do sistema de avaliação, essas denominações foram unificadas. Assim, as provas passam a ser chamadas Avaliações Externas Somativas – Simave, englobando todos os níveis de ensino mencionados e promovendo um processo de avaliação mais integrado.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Após 11 meses sob nova gestão, Hospital Regional Antônio Dia...

Governo de Minas participa da Conferência Atlantos, em Porto...

Em Mato Grosso: Hemocentro funcionará normalmente nesta segu...

Governo de Mato Grosso: "Com subsídio do Estado, comprei min...

O Presidente da Assembleia participa de posse do prefeito de...

Campanha reforça importância do trabalho da ALMG para os min...

Campeonato Brasileiro Série B 2025 - 1ª Rodada 05.04.2025 –...

Campeonato Brasileiro Série A 2025 - Série A 2ª Rodada 06....

PM prende homem por tentativa de homicídio contra colega de ...

GDF amplia oportunidades de emprego, no esporte e investe na...