Treze municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizaram mutirões de recol...
Treze municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizaram mutirões de recolhimento de materiais inservíveis no sábado, 9/11. As iniciativas seguiram mobilização realizada em todas as regiões do estado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), dentro das ações de enfrentamento às arboviroses, com o recolhimento de objetos que podem servir de focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika.
“Com o início do período de chuvas, e alternância com dias de temperaturas altas, a proliferação do Aedes aegypti acelera”, alerta Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros. Segundo ela, entre outubro e maio, ocorre o período de maior transmissão de dengue, zika e chikungunya. “Por isso, é fundamental que os municípios intensifiquem as ações de educação em saúde, mobilização da população para a eliminação de focos do mosquito dentro de imóveis, aliado à realização de mutirões”, diz a coordenadora,
Além de Montes Claros os municípios que realizaram mutirões neste final de semana foram: Taiobeiras; Mato Verde; Padre Carvalho; Mirabela; Riacho dos Machados; São João da Lagoa; Coração de Jesus; Rio Pardo de Minas; Francisco Dumont; Vargem Grande do Rio Pardo; Matias Cardoso; Bocaiúva e Glaucilândia. Em Janaúba a Secretaria Municipal de Saúde realizou blitz educativa, repassando orientações à população sobre o enfrentamento às arboviroses.
Outros treze municípios informaram à Superintendência Regional de Saúde que pretendem realizar mutirões nos próximos finais de semana. Além de órgãos das administrações municipais, as ações envolvem outras instituições públicas e privadas.
Em Montes Claros, desde outubro a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem realizado mutirões aos finais de semana. Até o momento, dados da SMS revelam que já foram recolhidas mais de 360 toneladas de materiais inservíveis, com o alcance de 41 mil imóveis e 63 mil pessoas.
A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques e as coordenadoras de vigilância epidemiológica e de saúde, Rita de Cássia Rodrigues e Agna Menezes, respectivamente, participaram da abertura do mutirão, no bairro Santos Reis, em Montes Claros.
Neste ano o Norte de Minas contabiliza 78.420 casos prováveis de dengue e 55.827 casos confirmados. Desse total, 325 casos foram notificados como sendo de dengue grave e com sinais de alarme. Também neste ano, o Norte de Minas contabiliza 36 óbitos confirmados por dengue e outros 25 casos ainda estão em investigação.
Já com relação à febre chikungunya, o Norte de Minas soma neste ano 3.067 casos prováveis e 1.592 casos confirmados, sem ocorrência de óbitos.
Nenhum comentário