Page Nav

HIDE

Governo de Minas Gerais: Fundação Helena Antipoff recebe Prêmio Special Tribute, maior honraria da Europa

  Foram concedidos dois prêmios à instituição pelo modelo de trabalho na educação especial inclusiva e pelos projetos desenvolvidos. A Funda...

 


Foram concedidos dois prêmios à instituição pelo modelo de trabalho na educação especial inclusiva e pelos projetos desenvolvidos.

A Fundação Helena Antipoff (FHA), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), que coordena diversos projetos educacionais do Governo de Minas,  recebeu o Prêmio Special Tribute Investimentos em Educação, uma das maiores honrarias da Europa, que reconhece indivíduos comprometidos com princípios éticos e respeitosos que promovem mudanças positivas para a sociedade. 

A premiação aconteceu durante o 9º Congresso Internacional de Neurociência e Aprendizagem – Brain Connection, instituição vinculada ao Cap Sur L’Ecole Inclusive, realizado em Recife, entre os dias 30/10 e 01/11. 

O congresso é coordenado pela doutora Ângela Mathylde, que representa as instituições internacionais no Brasil. 

A diretora da Escola Sandoval Soares de Azevedo, da FHA, Lorenna Cardoso, recebeu o prêmio pelo trabalho desenvolvido na escola e pela FHA e também representou o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, na cerimônia. Também participaram do evento, os coordenadores da Educação Especial, Elielton Augusto e Dayana Colen. 

Além desta premiação, a escola e a FHA também foram reconhecidas com o Prêmio de Laboratórios e Projetos Doutor Fernando Capovilla, neste mesmo Congresso. 

As duas premiações foram concedidas pelo trabalho realizado na Educação Especial inclusiva e os demais projetos coordenados pela Fundação.  

“ Representar a FHA, a nossa escola e a SEE/MG no 9º Congresso Internacional de Neurociência e Aprendizagem foi uma experiência muito gratificante. Esse reconhecimento nos mostra que nosso trabalho tem colhido bons frutos e que estamos no caminho certo em busca de uma educação de qualidade e inclusiva”, ressaltou a diretora da Escola Sandoval Soares de Azevedo, Lorenna Cardoso. 

Sobre o evento 

O evento reúne os principais especialistas em neurociência, psicologia cognitiva, inteligência artificial e áreas afins para compartilhar pesquisas inovadoras, avanços científicos e desenvolvimentos tecnológicos relacionados ao estudo do cérebro humano e suas conexões. 

No dia 30 de outubro a Escola Sandoval ministrou a palestra “O Atendimento dos Alunos da Educação Especial Inclusiva na Perspectiva de Helena Antipoff”. 

A temática abordou como o modelo de trabalho inclusivo é realizado na instituição que atende 95 estudantes com necessidades educacionais específicas. Ainda no Congresso, a equipe da FHA também apresentou um panorama geral, uma linha temporal de como eram os atendimentos no passado e o modelo atual. 

“ Durante um colóquio na Sandoval, tivemos a oportunidade de conhecer a doutora Ângela Mathylde que nos convidou a participar do 9º Congresso Brain Connection. Apresentamos a vida e obra de dona Helena Antipoff, além de boas práticas de nossa escola, recebemos a premiação com o especial tributo. Voltamos muito honrados e felizes por ter representado Minas Gerais no evento”, comemorou Dayana Colen, coordenadora da Educação Especial da Escola Sandoval Soares de Azevedo. 

Prêmio Special Tribute

Uma das maiores honrarias europeias, o Special Tribute para a Humanidade reconhece indivíduos comprometidos com princípios éticos e respeitosos que promovem mudanças positivas para a sociedade e a humanidade. Ele é vinculado ao projeto Cap Sur L’Ecole Inclusive, um programa europeu para a inclusão e a acessibilidade na educação. Este prêmio não apenas reconhece a integridade dos premiados, mas também suas contribuições fundamentais para a disseminação da educação inclusiva.

O prêmio abrange sete países, incluindo França, Itália, Alemanha, Espanha, Bélgica, Suiça , Portugal e o Brasil, este último participando como um importante colaborador na disseminação das práticas inclusivas trazidas pelo projeto. No Brasil, o número de laureados é pequeno, porém significativo, refletindo o papel crucial que essas pessoas desempenham ao valorizar e empoderar outros por meio da educação.


Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel