Entre os serviços, estão a construção de três contornos viários que podem gerar redução de mais de 20 minutos nos trajetos, como para a Se...
Entre os serviços, estão a construção de três contornos viários que podem gerar redução de mais de 20 minutos nos trajetos, como para a Serra do Cipó.
"A Região Metropolitana é o terceiro maior aglomerado urbano do país, e nosso tempo, um bem precioso, tem sido perdido no trânsito. A concessão visa trazer mais fluidez e velocidade, reduzindo o tempo de deslocamento entre os municípios do Vetor Norte", disse o secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Bruno.
O projeto prevê a construção de três contornos viários em Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos, que somam mais de 31 quilômetros de novas rodovias, com pistas duplicadas.
Os contornos dessas cidades são aguardados há muito tempo e são intervenções necessárias para desviar o tráfego pesado das áreas urbanas, assegurar a fluidez do trânsito e reduzir o tempo de viagem, além de melhorar a mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Com a implantação dos contornos, estima-se uma redução de mais de 27 minutos no deslocamento entre Belo Horizonte e Sete Lagoas, o que, anualmente, representa uma economia de nove dias atualmente gastos no trânsito. Para a Serra do Cipó, destino turístico da região, a economia estimada é de 21 minutos no trajeto.
Estão programadas importantes obras de ampliação de capacidade, como a implantação de 34,29 quilômetros de duplicações, faixas adicionais e terceiras faixas, além da construção de 105,8 quilômetros de acostamentos e a readequação de 9,8 quilômetros de vias marginais. Essas intervenções irão aumentar a capacidade viária das rodovias, que atualmente possuem 45% de pistas simples.
MG-010 - Seinfra/ Divulgação
A concessão também prevê melhorias, como recapeamento, eliminação de trincas, renovação da sinalização, substituição de placas, recuperação do asfalto e manutenção contínua da malha viária.
O trecho contará com pórticos de pedágio sem cancela, no modelo free flow. O sistema de cobrança em livre passagem elimina a necessidade de paradas para pagamento de tarifas, proporcionando mais segurança e agilidade ao tráfego. O primeiro pórtico do estado, instalado na MG-459, entre Monte Sião e Ouro Fino, no Sul de Minas, registra inadimplência abaixo de 3%, a menor taxa dos pedágios sem cancela do país.
Além disso, para aumentar a fluidez e a segurança de motoristas e pedestres, o projeto também inclui a construção de novos viadutos, passarelas e pontos de ônibus. Com as intervenções, espera-se evitar mais de 2,5 mil acidentes nos próximos dez anos.
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