Entrega das unidades faz parte da política de trazer os serviços de saúde para mais perto dos cidadãos. A Unidade Básica de Saúde (UBS) é ...
Entrega das unidades faz parte da política de trazer os serviços de saúde para mais perto dos cidadãos.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) é um dos principais equipamentos de infraestrutura para o atendimento à população. Porta de entrada no sistema de saúde, é na UBS que o paciente já tem o primeiro contato com médicos e enfermeiros, realiza exames e, caso seja necessário, é encaminhado a outros equipamentos de saúde.
Em Corinto, região Central do estado, a obra da UBS no centro da cidade ficou paralisada por uma década. A realidade mudou com o investimento de R$ 1,6 milhão do Governo de Minas, e a conclusão da obra da unidade no início deste ano.
Nesta quinta-feira (31/10), o governador Romeu Zema vistoriou a UBS que vem fazendo a diferença na vida da população do município.
“Nós herdamos aqui um cemitério enorme de obras inacabadas, UBSs, como esta aqui, eram mais de 90 no estado todo, paradas há dez anos ou mais, e estamos concluindo todas elas”, destacou Romeu Zema, enfatizando o objetivo de construir 300 Unidades Básicas de Saúde no estado.
“Ao assumirmos o Governo de Minas em 2019, encontramos diversas obras, especialmente na área da saúde, abandonadas, atrasadas e até não iniciadas. Uma UBS que não foi entregue significa a falta de um atendimento que prejudica a população diariamente”, concluiu o governador.
Além do valor destinado à construção da nova UBS, o município recebeu R$ 350 mil para a reforma das demais unidades básicas de saúde já existentes. São sete no total.
UBS de Corinto
A unidade tem capacidade para oferecer 30 consultas por dia com clínico geral, além de atendimento de enfermagem, com a realização de exames citopatológicos, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites virais, teste para covid-19, puericultura e tratamento odontológico.
O prédio conta com elevador para acessibilidade a cadeirantes, além de sala de soroterapia para aqueles pacientes que necessitem de administração de soro.
Na unidade, a população pode contar também com dispensação de medicamentos básicos, realização de teste de gravidez (TIG), fornecimento de preservativos e contraceptivos, acompanhamento de gestantes e do bebê (pré-natal e puericultura) e curativo.
Também são ofertados exames preventivos de câncer de colo de útero, nebulização, orientação para planejamento familiar e grupo de educação em saúde.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário