Page Nav

HIDE

Minas Gerais: Desigualdades na educação e construção de espaços democráticos são temas de seminário internacional

  Semelhanças e diferenças entre os países da América Latina também serão abordadas durante o encontro, que acontecerá de forma híbrida. Na ...

 


Semelhanças e diferenças entre os países da América Latina também serão abordadas durante o encontro, que acontecerá de forma híbrida.

Na próxima terça-feira (12/11), Dia do Diretor Escolar, o Instituto Unibanco e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizarão o “Seminário Internacional Educação Cidadã e Convivência Democrática”. O evento discutirá temas cruciais como a promoção da cidadania, a construção de espaços que valorizem a diversidade, o desenvolvimento de competências cidadãs e a mediação de conflitos no ambiente escolar.

Com formato híbrido, o seminário contará com a presença de convidados do Instituto Unibanco e transmissão ao vivo da programação de São Paulo. O palestrante principal, Cristián Cox, professor da Faculdade de Educação e diretor do Centro de Políticas Educacionais Comparadas da Universidad Diego Portales (UDP), abordará a educação cidadã em uma perspectiva global, destacando as semelhanças e diferenças entre o Brasil e outros países latino-americanos.

Após a apresentação de Cox, um painel presencial em Belo Horizonte discutirá o clima escolar e seu impacto em uma escola democrática. Participarão a professora adjunta da UFMG, Valéria Oliveira; o professor da Ufop, Luciano Campos; e o superintendente de Avaliação Educacional da SEE/MG, Wagner Costa; com mediação de Ilkeline de Paula.

Na parte da tarde, o professor emérito Francisco Soares, o psicólogo do Núcleo de Acolhimento Educacional da SEE/MG, João Fontenelle; a professora da rede estadual, Elisiane de Oliveira Rezende Barbosa; e a diretora de Avaliação da Aprendizagem da SEE/MG, Nathália Reis, irão discutir as desigualdades na escola e como elas afetam a convivência democrática.

O superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, destaca a importância de ampliar o debate entre os estados parceiros do Programa Jovem de Futuro. “Cada estado enfrenta desafios específicos, por isso eventos como este são essenciais para discutir soluções que ajudem no trabalho diário dos gestores escolares”, afirma.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica de Minas Gerais, Kellen Senra, também enfatiza a relevância dos temas abordados no seminário para as iniciativas do Governo de Minas. "Estamos adotando estratégias para transformar o ambiente escolar e envolver toda a comunidade. A educação é fundamental para a construção de espaços democráticos e para superar desigualdades", comenta.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel