Além de melhorar a segurança das rodovias, programa gera emprego e melhora a qualidade de vida da população O Governo de Minas Gerais im...
Além de melhorar a segurança das rodovias, programa gera emprego e melhora a qualidade de vida da população
O Governo de Minas Gerais implementou o Caminhos pra Avançar, o maior programa de recuperação de rodovias das últimas décadas, com mais de 5.500 quilômetros de vias contempladas. Combinando investimentos públicos e privados, o programa visa transformar a infraestrutura viária e impulsionar o desenvolvimento regional.
Para construir e manter uma malha viária com mais de 28 mil quilômetros, entre vias pavimentadas e não pavimentadas, o Governo de Minas estruturou, ao longo dos anos, projetos de infraestrutura rodoviária que contribuem para o desenvolvimento econômico e a integração regional, para melhorar a qualidade de vida da população e para o crescimento sustentável no estado.
Atualmente, o Governo de Minas recupera mais de 3.500 quilômetros de estradas. No total, são 143 empreendimentos, que juntos somam R$4,5 bilhões em investimentos públicos, incluindo os recursos do Termo de Reparação ao rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho que tirou a vida de 272 pessoas.
O programa é dividido em dois tipos de obras rodoviárias. O primeiro focado em pavimentar segmentos rodoviários que impulsionaram o desenvolvimento econômico de regiões e a construção de grandes pontes. Já o outro tipo de obra é concentrado em realizar a recuperação funcional de pavimento de trechos viários.
Até o momento, um total de 66 obras, ou cerca de 2.000 km de vias, já tiveram os serviços concluídos, o que representa um investimento da ordem de R$ 1,5 bilhão. Outros 43 trechos estão com obras em andamento, o que significa 1.540 km de obras sendo executadas, que movimentarão quase R$ 2 bi de recursos.
Para incrementar ainda mais o agronegócio nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, trechos como o da MG-428, MG-290, MG-255, MGC-455, MGC-497, MG-410 MGC-464 e outras estão com o seu pavimentado totalmente recuperados ou em obras, para fazer a economia mineira avançar.
Acesse as informações e acompanhe o andamento destas e outras obras clicando aqui.
Até então, apenas a MG-050 - que liga Juatuba na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e São Sebastião do Paraíso, na divisa com São Paulo - e a BR-135, ligando a região Central até Montes Claros, faziam parte das concessões rodoviárias gerenciadas pelo Estado, somando 735 quilômetros.
Atualmente, o Governo de Minas gerencia seis contratos vigentes no segmento rodoviário, com valores de 17 bilhões de investimentos. Destes, cinco trechos concedidos estão em operação, totalizando 2.350 quilômetros sob administração privada.
O primeiro pórtico do pedágio sem cancela freeflow, sistema inédito de cobrança nas estradas mineiras, foi instalado na MG-459, em Monte Sião, rodovia que faz parte do lote de concessão do Sul de Minas.
O pedágio sem cancela se caracteriza por permitir a passagem em fluxo contínuo com mais segurança e agilidade, sem a necessidade de paradas durante o percurso.
Esse mesmo sistema será utilizado no Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte, rodovia com cerca de 70 quilômetros de extensão, cujo contrato para construção, operação e manutenção já foi assinado.
O trecho ligará a BR-381, em Sabará, à BR-262, em Betim, perpassando ainda os municípios de Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves e Contagem. O objetivo é aliviar a saturação das vias existentes, reduzir tempos de viagem e melhorar a segurança, respondendo aos desafios impostos pelo Anel Rodoviário atual, conhecido pelos longos congestionamentos e alta incidência de acidentes.
Somente esses cinco projetos têm expectativa de investimentos na casa dos R$ 19 bilhões e somam mais de 3 mil quilômetros de malha rodoviária.
Confira aqui mais detalhes sobre o Programa de Concessões e Parcerias de rodovias em Minas Gerais.
O levantamento comparou o período do primeiro trimestre de 2023 e de 2024 e o declínio das queixas está diretamente ligado às dezenas de intervenções realizadas nas rodovias.
Ainda há muito para fazer, mas Minas está no caminho certo para avançar.
Da redação do Portal de Notícias
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