O Projeto de Leitura e Escrita já registra cerca de 155 mil acessos a livros digitais e impacta milhares de estudantes. Confira! - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

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O Projeto de Leitura e Escrita já registra cerca de 155 mil acessos a livros digitais e impacta milhares de estudantes. Confira!

  O Projeto de Leitura e Escrita do  Governo de Minas , conduzido pela  Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) , já mostra resultados pro...

 

O Projeto de Leitura e Escrita do Governo de Minas, conduzido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), já mostra resultados promissores, com cerca de 155 mil acessos a livros na plataforma digital e mais de 32 mil leituras concluídas. Esse movimento evidencia um entusiasmo crescente dos estudantes pela leitura.
As revitalizações das bibliotecas e espaços de leitura já estão em andamento. Novos livros estão sendo adquiridos, trazendo frescor e diversidade ao acervo, reafirmando o compromisso com a alfabetização e a promoção da cultura literária.
“Neste momento, as escolas já receberam os termos de compromisso para investir na revitalização das bibliotecas e espaços de leitura, criando ambientes bem estruturados e equipados para que os estudantes se sintam inspirados a ler”, afirma Kellen Senra, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica.
O projeto, que conta com um investimento histórico de R$ 212 milhões, representa o maior aporte já realizado pelo Estado com foco em desenvolver a leitura. 
Compromisso com o Futuro
A iniciativa busca despertar um amor duradouro pelos livros. Professores, estudantes e toda a comunidade escolar se mobilizam para valorizar a leitura, criando ambientes inspiradores e engajando as escolas em um movimento coletivo de transformação.
Desse total, R$ 180 milhões estão sendo direcionados para reformar bibliotecas em mais de 3.400 escolas, modernizando os espaços de leitura. Outros R$ 7 milhões garantem o acesso ao acervo da Britannica Education, enquanto R$ 5 milhões foram investidos na plataforma Elefante Letrado, destinada a estimular a leitura entre os estudantes do 6º ano do ensino fundamental. 
Além disso, R$ 20 milhões foram alocados para o Território da Leitura, que vai oferecer curadorias de obras literárias de grandes autores.
O projeto é estruturado em três frentes principais:

Escolas em ação

A implementação do projeto se orienta por diretrizes de um documento que inclui a criação de Clubes de Leitura, Círculos de Leitura na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e momentos dedicados à leitura literária.

A Escola Estadual Professor Guerino Casassanta, em Ouro Fino, é um exemplo dessa iniciativa. A escola organizou um Círculo de Leitura com a participação ativa dos alunos, e o uso da plataforma Elefante Letrado transforma o ato de ler em uma experiência interativa e envolvente.

“A plataforma Elefante Letrado tem sido extremamente eficaz para incentivar a leitura e desenvolver as habilidades literárias dos estudantes do 6º ano. É uma ferramenta que verdadeiramente fortalece nosso trabalho pedagógico”, comenta a professora de Língua Portuguesa da escola, Regina Guedes. 

Ela também salienta a importância dos questionários que acompanham as leituras, auxiliando na avaliação do entendimento dos alunos. “Com uma grande variedade de gêneros literários, a plataforma enriquece o repertório cultural dos estudantes e amplia suas perspectivas, tornando o aprendizado mais interativo e eficaz”, acrescenta.

Escuta Ativa

O processo de revitalização das bibliotecas está fundamentado nas sugestões dos próprios estudantes. Em outubro, 100% das escolas realizaram escutas para identificar os livros e temas de maior interesse, alinhando-se ao Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG).

Adicionalmente, 25% das escolas já realizaram o lançamento do projeto, envolvendo estudantes, professores e famílias, mobilizando a comunidade escolar. Todos os colégios implementaram ao menos uma das ações previstas no documento orientador.

Impacto

Embora o progresso seja notável, os desafios são evidentes. Nesse cenário, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) do Governo Federal busca garantir que todas as crianças brasileiras sejam alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental. O Projeto de Leitura e Escrita de Minas Gerais alinha-se a essa meta, assegurando que as habilidades de leitura e escrita sejam consolidadas no tempo certo da escolaridade, com metas pactuadas e monitoramento constante.

Da redação do Portal da Notícias da Rádio Tribuna FM de Brasília, com informações da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

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