“Quando se fala em vacinação, a responsabilidade não é individual apenas, é uma responsabilização coletiva”, destacou Fernanda Penido Mato...
Nos dias 6, 7 e 8/11 ocorreu em Patos de Minas, um seminário para agentes comunitários de saúde, enfermeiros e médicos em vacinação. Houve também algumas capacitações. As atividades foram promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), juntamente com o Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da UFMG, e Ministério da Saúde (MS).
O público-alvo foi de profissionais dos 21 municípios das microrregiões de Saúde de João Pinheiro, Patos de Minas e São Gotardo, com a presença de três municípios da microrregião de Saúde de Unaí/Paracatu.
Os temas abordados nos três dias foram:
Capacitação em vacinação para agentes comunitários de saúde
Boas práticas de vacinação para os profissionais da enfermagem que atuam nas salas de vacinas
Coberturas vacinais e bases teóricas dos calendários do SUS
Projeto para melhoria das coberturas vacinais em Minas Gerais: Estratégias, Resultados e Desafios
Estratégias para melhoria nas coberturas vacinais da SRS Patos de Minas
Experiências exitosas: Carmo do Paranaíba, João Pinheiro e Patos de Minas.
O intuito das capacitações é resgatar as coberturas vacinais como salienta Fernanda Penido. “Nosso trabalho é vencer a desinformação, trazer discussão das práticas dos processos de trabalho para aumentar as coberturas vacinais e compartilhar experiências exitosas dos municípios para contribuir com o aumento das coberturas”, disse a professora.
Vacinação extramuros
Durante a realização das capacitações e do seminário, o termo “acessibilidade na vacinação” surgiu em vários momentos. Entre uma das dificuldades está o público adolescente, que em sua maioria não procuram as salas de vacinas. Eduardo Campos Prosdocimi, subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, destacou que “devemos incentivar a vacinação nas escolas, isso é acesso”.
O Governo de Minas, também pensando na acessibilidade da população, investiu mais de R$100 milhões em vacimóveis, uma van adaptada e equipada para ir até as localidades e efetivar a vacinação extramuros, que basicamente é a vacinação em locais fora das salas de vacinas. Com esse veículo, é possível o município realizar mutirão de vacinação em escolas, zonas rurais, entre outros lugares, com intuito de promover o acesso à imunização das pessoas de todas as idades.
Franciele da Silva, servidora da epidemiologia do município de Patos de Minas, destacou que todas as UBS do município possuem sala de vacina. Segundo ela, o município intensificou ações para melhoria nas coberturas vacinais, com busca ativa, reuniões periódicas entre atenção primária e epidemiologia, além da ampliação do horário de funcionamento das unidades básicas de Saúde (UBS). As coberturas vacinais em Patos de Minas, com base nas estratégias utilizadas, melhoraram e atingiram em 2023 e 2024, cobertura de mais de 80% em todas as vacinas para a faixa etária de 0 a 2 anos. No caso da BCG - primeira vacina do calendário, que previne formas graves da tuberculose, a cobertura atingiu 94% em 2023.
Importância do Agente Comunitário na Vacinação
“Os agentes comunitários de saúde (ACS) são os olhos da equipe” é como a professora da UFMG, Fernanda Penido Matozinhos define a importância do papel do ACS. São eles que sabem das necessidades da população que cuidam, dentro de uma equipe de saúde da família, e tem um contato direto com o cidadão. “O ACS tem contato direto com a comunidade, vai de casa a casa, leva informações importantes ao cidadão, principalmente sobre a vacinação” ressalta Josianne Dias Gusmão, Coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da SES-MG.
Campanha de Multivacinação
Durante todo mês de novembro está ocorrendo a campanha de multivacinação em Minas Gerais, leve seu filho até uma Unidade Básica de Saúde para atualizar o cartão de vacinação. O Dia D está marcado para o dia 23/11, sábado, em todos os municípios mineiros.
Nenhum comentário