Avaliações serão aplicadas até o dia 6/12, abrangendo mais de 804 mil estudantes em todo o estado. A Secretaria de Estado de Educação de ...
Avaliações serão aplicadas até o dia 6/12, abrangendo mais de 804 mil estudantes em todo o estado.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) iniciou, nesta segunda-feira (25/11), a aplicação das Avaliações Externas Somativas do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação (Simave), que será realizada até o dia 6/12. Esse processo é uma ferramenta essencial para monitorar o desempenho dos estudantes e avaliar a evolução das habilidades e competências adquiridas ao longo do ano letivo.
As Avaliações Externas Somativas são destinadas aos estudantes das redes estadual e municipais do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, além do 3º ano do ensino médio, com um total estimado de 804 mil participantes. Focadas em Língua Portuguesa e Matemática, as avaliações têm como objetivo traçar um diagnóstico da educação básica em Minas Gerais, identificando fatores que podem influenciar o desempenho dos estudantes.
“As Avaliações desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de políticas públicas na educação, fornecendo um diagnóstico preciso do desempenho escolar. Elas ajudam a identificar disparidades na aprendizagem, subsidiam o planejamento estratégico e permitem o monitoramento contínuo do progresso dos estudantes, possibilitando intervenções mais eficazes e direcionadas, com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino”, afirma o superintendente de Avaliação Educacional da SEE/MG, Wagner Costa.
Incentivo aos estudantes
Para incentivar a participação dos estudantes durante os dias de prova — que podem durar até 2h30 —, a SEE/MG destinou um recurso adicional de R$ 20 por participante para a compra de kits escolares. Além disso, há um reforço de R$ 1 por dia de prova para a alimentação dos participantes. Essa iniciativa tem o objetivo de garantir condições adequadas para o bom desempenho nas avaliações.
Sobre o Simave
Até o ano de 2023, as Avaliações Externas Somativas eram conhecidas principalmente como Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Embora fizessem parte do Simave, essas avaliações eram tratadas separadamente.
A partir de agora, com o intuito de tornar mais clara a abrangência e os objetivos do sistema de avaliação, essas denominações foram unificadas. Assim, as provas passam a ser chamadas Avaliações Externas Somativas – Simave, englobando todos os níveis de ensino mencionados e promovendo um processo de avaliação mais integrado.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário