Page Nav

HIDE

SRS Montes Claros e Unimontes promovem em novembro a II Semana Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde

  Este ano ocorre também a I Semana dos Agentes de Controle de Endemias Entre os dias 4 e 8/11 mais de mil profissionais vão participar da I...

 


Este ano ocorre também a I Semana dos Agentes de Controle de Endemias

Entre os dias 4 e 8/11 mais de mil profissionais vão participar da II Semana Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e da 1ª Semana do Agente de Controle de Endemias (ACE), evento organizado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em parceria com a Prefeitura de Montes Claros e a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros. O evento conta com o apoio dos programas de pós-graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS) e em Modelagem Computacional e Sistemas (PPGMCS), da Unimontes.  

“O principal objetivo do evento é reconhecer e valorizar o trabalho essencial dos agentes comunitários de saúde e de endemias na promoção da saúde pública, além de fornecer informações fundamentais que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e das condições de trabalho desses profissionais, fortalecendo suas práticas no Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca Josiane Santos Brant Rocha, professora e coordenadora do Programa de pós-graduação em Cuidado Primário em Saúde.

Ainda de acordo com a coordenadora, “a participação da Unimontes na Semana Nacional do Agente Comunitário de Saúde integra a disciplina de Atividades Interdisciplinares de Ensino, Pesquisa e Extensão na Promoção à Saúde do curso de pós-graduação em Cuidado Primário em Saúde e permite que os alunos vivenciem, na prática, o planejamento e a execução de ações de saúde pública”, disse a Josiane. Segundo a coordenadora, essa vivência fortalece o desenvolvimento de competências essenciais para a atuação profissional, ao mesmo tempo que promove a compreensão aprofundada sobre os desafios e a importância da promoção de saúde na comunidade.

Graciele Helena Fernandes Silva, referência técnica da Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde na SRS Montes Claros, entende que “um evento voltado especificamente para os Agentes Comunitários de Saúde e de Controle de Endemias, além de valorizar o trabalho dos profissionais, proporciona o acesso a informações de relevantes em diversas áreas do conhecimento”, disse. “Além de se manterem atualizados, o acesso a novas informações proporciona a melhoria da qualidade do trabalho prestado à população, alcançando melhores resultados nos municípios”. 

A iniciativa dos organizadores em divulgar a II Semana Nacional do Agente Comunitário de Saúde em mídias sociais surtiu efeito positivo. Isso porque, além de vários municípios de Minas Gerais, o evento atraiu interesse de profissionais de outros 21 estados: Pernambuco, Paraíba, Bahia, Alagoas, Maranhão, Piauí, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Norte, Sergipe, Ceará, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Amazonas e do Pará. 

Foto: Ascom/Prefeitura de Montes Claros
Foto: Ascom/Prefeitura de Montes Claros

 

Programação

A programação da II Semana Nacional do ACS será totalmente virtual. O acesso será por meio do link:https://www.even3.com.br/semana-do-acs-e-do-ace-503669/

A abertura será segunda-feira, 4/11, a partir das 15 horas, com a participação de Josiane Rocha, coordenadora do Programa de Pós-gGraduação em Cuidado Primário à Saúde; Dulce Pimenta Gonçalves, secretária municipal de saúde de Montes Claros e João Alves Pereira, coordenador de Redes de Atenção à Saúde da SRS Montes Claros. 

Na sequência serão ministradas duas palestras: “Cuidar do Agente que Cuida da Gente”, a ser proferida pelo enfermeiro Leonardo Félix de Oliveira, e “As Implicações da Profissão na Saúde Mental dos ACS e ACEs”, a ser ministrada pela pedagoga e psicóloga Jaqueline Lima de Oliveira.

Terça-feira, 5/11, a programação terá prosseguimento entre 10 e 11 horas, abordando os seguintes temas: “A importância do autocuidado – Como está sua percepção sobre sua saúde?”, “Atividade Física como aliada dos Agentes”, “Como cuidar da sua saúde bucal no processo de envelhecimento?”, e “Seu Alimento: Sua Saúde”.

A partir das 15 horas a programação abordará os temas: “Equidade em saúde no trabalho do ACS e ACE”, “Sobre Vivências de Agentes do SUS: Travessias pelo Norte de Minas”, “Qualidade de vida no trabalho: vamos falar sobre qualidade de vida”, “Estresse ocupacional e seus desdobramentos”, e “Segurança e saúde do trabalhador agente de saúde”.

Entre os dias 6 e 8/11o, sempre a partir das 8 horas, os participantes da II Semana Nacional do ACS terão acesso a vídeos com temática variada. Entre eles estarão: Segurança no uso de benzodiazepínicos: Desafios para pacientes e profissionais de saúde; Tabagismo e saúde: prevenção e cessação; Qualidade da assistência na Atenção Primária à Saúde; Auriculoterapia como benefício na saúde do trabalhador; Sono de qualidade: cuidados para agentes de saúde; Importância do diagnóstico de sarcopenia para a população idosa; Alcoolismo: entendendo os efeitos e promovendo mudanças na vida e na comunidade; Sobrepeso e obesidade: uma condição que precisa de cuidado e atenção; Qualidade de vida no climatério; Porque manter os níveis adequados de colesterol e glicemia em jejum é essencial para uma vida saudável e funcional no dia a dia; e Sonolência diurna excessiva e comportamentos de risco para a saúde. 

Entre os palestrantes da II Semana Nacional do ACS e que estarão apresentando os vídeos estão as enfermeiras, Amanda Nathale Soares, Mylena Thais de Oliveira Rocha, Bruna Katerine Godinho Gomes, Deiviane Pereira da Silva, Sabrina Araújo Melo Brito, Débora Cristina da Silva Andrade, Tatiane Beatriz Mendes Rodrigues, Ana Caroline Cardozo Silva, Danniely Paschoal Gomes e Bruna Roberta Meira Rios; as profissionais de educação física, Camila Rabelo Andrade, Lorena Lemos e Elberth Pinho da Silva; as dentistas, Vivian Cristina Silva Santos e Juliano Magno de Valadares Bicalho; a nutricionista, Graciele Helena Fernandes Silva; o engenheiro, Luiz Henrique Rodrigues de Souza; a psiquiatra, Lílian Santos Luz; a fisioterapeuta, Renata Ribeiro Durães e a médica de família e comunidade, Marianne Caldeira de Faria Santiago.

Por Pedro Ricardo

Da redação do Portal de Notícias 

Nenhum comentário

Pixel