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Estudantes da rede estadual de ensino de Minas Gerais conquistam 2º lugar em feira nacional de iniciação científica

  Equipe de 12 estudantes conquistou 2° lugar na Feira Brasileira de Trabalhos de Iniciação Científica na Educação Básica e Técnica. Jovens ...

 


Equipe de 12 estudantes conquistou 2° lugar na Feira Brasileira de Trabalhos de Iniciação Científica na Educação Básica e Técnica.

Jovens estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Santos Dumont, em Belo Horizonte, participantes do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), conquistaram o 2º lugar nacional na 12ª Feira Brasileira de Trabalhos de Iniciação Científica na Educação Básica e Técnica (Febrat). O evento ocorreu virtualmente entre os dias 29 e 31 de outubro e contou com projetos de diversas instituições de ensino de todo o Brasil.

O projeto de pesquisa intitulado “Avaliação da percepção dos estudantes da Escola Estadual Santos Dumont sobre a interação corpo humano, exercício físico e saúde”, foi desenvolvido por 12 estudantes, que na época cursavam o 2º ano do ensino médio. Sob a orientação da professora de biologia Khristyanne Moutim, o estudo destacou-se pela relevância científica e pela alta qualidade dos resultados apresentados.

“Me sinto privilegiada por mediar esse processo de construção de conhecimento, e percebo a importância de eventos como esses, onde é possível compartilhar estratégias pedagógicas inovadoras e fomentar ainda mais o interesse dos estudantes pelo conhecimento científico. Foi com certeza uma experiência ímpar!”, afirmou Khristyanne, professora orientadora do projeto.

A pesquisa explorou como os estudantes percebem a relação entre a prática de exercícios físicos e o funcionamento dos sistemas do corpo humano, além de incentivar a conscientização sobre a importância da saúde e bem-estar. Reconhecido na categoria Ensino Médio – Ciências Biológicas, o projeto trouxe grande satisfação e orgulho aos participantes.

“Estamos todos muito felizes por ter nosso trabalho reconhecido, é muito importante para nós enquanto estudantes de uma escola pública receber esse prêmio e nos sentirmos pertencentes ao espaço da universidade e também capazes de fazer ciência.  Sinto que agora leio mais, escrevo melhor, fui uma melhor aluna, participei mais ativamente em sala de aula e sinto prazer pela ciência” comentou Estefane Bernardes, estudante e pesquisadora do projeto.

Sobre a Febrat

A Febrat é um projeto de extensão organizado e realizado pelo Museu Itinerante Ponto UFMG e pelo Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/UFMG), visando a integração entre o conhecimento gerado nas instituições educacionais de Educação Básica e Técnica de todo o país e a socialização da produção deste conhecimento. 

Nesta edição, o evento teve como tema central “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, em consonância com a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Iniciação Científica na Educação Básica

O Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), implementado na Rede de Escolas Estaduais de Minas Gerais, tem como objetivo promover o protagonismo juvenil e estimular o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à pesquisa. 

A iniciativa busca fortalecer o aprendizado e preparar os estudantes para o ingresso no ensino superior, incentivando-os a trilhar caminhos de excelência acadêmica. Neste ano, o programa se encontra na sua terceira edição, e já impactou cerca de 700 núcleos de pesquisa, mais de 8.000 estudantes e 500 professores em toda a rede estadual.

Fotos: Khristyanne Moutim

Da redação do Portal de Notícias

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