O Programa Miguilim é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em conjunto com a Secretaria Estadual de Ed...
O Programa Miguilim é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação (SEE-MG), instituída pela Deliberação CIB-SUS/MG Nº 4.284, de 25 de julho de 2023. Por meio do programa será possível ampliar as ações de promoção e prevenção de agravos em saúde auditiva e saúde ocular no âmbito escolar nas escolas públicas em todo o estado.
Além dos exames clínicos especializados, o programa prevê a concessão de óculos para todos os educandos que tenham indicação, de forma a propiciar a melhor acuidade visual possível.
Em uma ação coordenada entre as referências técnicas de Promoção à Saúde, Programa Saúde na Escola, e Programa Miguilim, no dia 11/12, de forma presencial, servidoras da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS), da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, reuniram-se com analistas educacionais da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pirapora e gerentes da atenção primária e do serviço especializado em saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora, para alinhar fluxos de encaminhamento de estudantes das escolas estaduais (após a triagem), de forma que os estudantes sejam recebidos pelas unidades básicas de saúde mais próximas de suas residências, no âmbito das ações previstas no Programa Miguilim.
O fluxo do programa foi amplamente discutido com os municípios da microrregião de Saúde de Pirapora em outras reuniões online e presenciais durante o ano. Faltava apenas o alinhamento com a SRE Pirapora, ocorrido durante a reunião no dia 11/12.
Para Josiane Magalhães, referência em Promoção à Saúde na GRS Pirapora, “o encontro entre as áreas foi importante para discutir ações de triagem e encaminhamento dos estudantes da rede estadual”. Segundo Josiane, anteriormente a equipe do CRAS já promovia encontros com os municípios para tratar do Programa Miguilim na rede municipal de ensino, articulando com o município de Pirapora, que vai oferecer as consultas especializadas e os óculos aos alunos da microrregião.
“Essa reunião permitiu o planejamento das ações intersetoriais do Programa Miguilim, considerando que as triagens dos estudantes serão realizadas nas escolas públicas e o atendimento médico na Rede de Atenção à Saúde dos municípios da microrregião de Saúde de Pirapora”, enfatiza Joicimara Lima, referência técnica do Programa Saúde na Escola, da GRS Pirapora.
Para Mariana Machado, referência técnica do Programa Miguilim na GRS Pirapora, “a efetividade do Programa Miguilim depende do fortalecimento da intersetorialidade, com o alinhamento necessário em cada etapa, para que as crianças e os jovens que demandam cuidados especializados em saúde auditiva e ocular tenham o acesso adequado e em tempo oportuno, para que não tenham prejuízos na vida escolar e cresçam com saúde”.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário