Page Nav

HIDE

O Governo de Minas Gerais amplia acesso ao Boletim Escolar Digital para todas as escolas da rede estadual

  Ferramenta digital disponibiliza aos estudantes e responsáveis dados da vida escolar por meio de acesso simples às notas e frequência. O  ...

 


Ferramenta digital disponibiliza aos estudantes e responsáveis dados da vida escolar por meio de acesso simples às notas e frequência.

Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag/MG), está ampliando o acesso ao Boletim Escolar Digital para todas as escolas da rede estadual de ensino.

"O Boletim Escolar Digital garante que as famílias acompanhem mais de perto o desempenho dos estudantes e permite também que os alunos tenham acesso às notas a qualquer momento, na palma da mão. É mais uma ferramenta para melhorar a qualidade de ensino na rede estadual", analisa o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus.

A estimativa é de que 1,5 milhão de estudantes sejam beneficiados a partir desta ampliação, que impacta diretamente no dia a dia das mais de 3,4 mil escolas estaduais de Minas Gerais.

"Estamos comprometidos em facilitar a vida do cidadão, ampliando o acesso aos serviços públicos em todo o estado. Nosso foco é aproximar o Governo de Minas das pessoas, por meio das soluções tecnológicas que oferecemos, seja pelo MG App, pelo Portal MG, ou iniciativas como o Boletim Escolar Digital", destacou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

Inicialmente, o Boletim Escolar Digital foi disponibilizado para 500 escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) em formato piloto.

Agora, graças ao projeto Dados.Educacao, desenvolvido pela SEE, e que facilita a centralização e acesso a dados escolares, todos os estudantes da rede estadual terão acesso às notas por meio do MGApp ou no site cidadao.mg.gov.br.

"Essa iniciativa do Governo de Minas é para que pais e responsáveis possam acompanhar os estudos do seu filho e auxiliar a escola nos desenvolvimentos das ações de aprendizagem. A fase de testes foi um sucesso e agora oferecemos para o estado todo", destacou o Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

Projeto

O desenvolvimento do Boletim Escolar Digital foi iniciado pelo Laboratório de Inovação em Governo (LAB.mg), partindo do objetivo de melhorar o acompanhamento escolar dos alunos.

A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), responsável pelo desenvolvimento do MG App e do Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade), realizou a integração desses sistemas ao Boletim Escolar Digital.

O superintendente de Sistemas Educacionais da Prodemge, Renan Ribeiro, destaca que as novas funcionalidades do Boletim Digital são trabalhadas no Data Lake da companhia.

A plataforma permite que pais e ou responsáveis acessem o boletim dos alunos pelo MGApp, por meio do cadastro no portal gov.br.

"É mais uma entrega importante na política de digitalização dos serviços públicos. A tecnologia desenvolvida pela Prodemge já está disponível em todos os municípios mineiros", ressaltou.

Essa integração garante a unificação e a eficiência no gerenciamento das informações, facilitando o acesso e a atualização dos dados escolares para estudantes e responsáveis.

A iniciativa foi financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com a intermediação da Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC).

Melhorias

Além de expandir o acesso a todos os estudantes de escolas estaduais mineiras, o Boletim Escolar Digital apresenta novidades em sua interface.

A partir de agora, estudantes e responsáveis poderão consultar, além da nota obtida, o valor total da atividade executada. As notas que não alcançarem a média escolar ficarão destacadas em vermelho.

Outra novidade é a disponibilização do número total de aulas ministradas durante o ano escolar de cada disciplina, antes o usuário tinha acesso somente ao número de faltas. A medida tem como objetivo tornar mais transparente os processos escolares e critérios para aprovação.

 

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel