Estudiantes de La Plata Bandeira da Argentina Resumo Histórico: O Club Estudi...
Estudiantes de La Plata Bandeira da Argentina
Resumo Histórico: O Club Estudiantes de La Plata foi fundado em 04 de agosto de 1905. Surgiu para o futebol argentino em função de uma divergência entre associados do Gimnasia de La Prata. Os seus fundadores estavam incomodados com a forma com a qual os dirigentes do Gimnasia se relacionavam com a prática do futebol, pois eram mais interessados em promover atividades relacionadas às modalidades de salão. Tomás Sheenden, um egresso da English High Schoo, berço do primeiro grande clube de futebol argentino, o alumni Athletic Club, comandou um movimento voltado para a fundação de um novo clube, apoiado por cerca de 20 estudantes, que motivaram o nome da nova agremiação: Club Atlético Estudiantes de La Plata. O novo clube adotou o uniforme confeccionado em malha listrada nas cores vermelho e branco, que eram as mesmas utilizadas pela English High Sccholl. O seu primeiro Presidente foi Miguel Gutiérrez, eleito em 26 de agosto daquele ano. O surgimento do Estudiantes foi muito importante para o futebol argentino, que já possuía na época outras equipes que disputavam acirradas competições como: Alumni, Porteño, Lobos, Atletico Belgrano, Quilmes, Reformer, San Martin, Barracas, Argentino Quilmes, San Isidro, dentre outros. Esses times se enfrentavam em sucessivos torneios organizados pela Associação Argentina de Futebol e o maior vencedor dessas competições foi a equipe do Atletic Club Alumni.
Em 1906, O Estudiantes de La Plata se filiou à Federação Argentina de Futebol. Em 1931, alcançou a Liga Maior Argentina, envolvendo triunfos sobre dois gigantes, o River Plate e o Independiente. Em 1908, alcançou o seu primeiro título, sendo Campeão da 4ª Divisão, derrotando o River Plate na partida final por 3 X 1.
Primeiro Título – 4ª Divisão
3 X 1
Estudiantes River Plate
Em 1911, chegou à 1ª Divisão ao derrotar o Club Atletico Independiente por 3 X 0 numa campanha irretocável, contabilizando 13 vitórias, 4 empates e 1 derrota. Marcou 49 gols a favor e sofreu 14 gols contra.
Acesso a Primeira Divisão - 1911
3 X 0
Estudiantes Independiente
O Título de Campeão Argentino deu o direito ao Independiente de disputar a Copa Rioplatense, que era disputada contra o Campeão do Uruguai de 1913, o River Plate de Montevidéu. A copa daquela edição, que seria a primeira, infelizmente não foi finalizada.
Copa Rioplatense de 1913 – Não finalizada
X
Estudiantes River Plate – Montevideo
Em 1920, O Estudiantes de La Plata montou uma histórica linha de atacantes, denominada pelos jornalistas esportivos de Buenos Aires, Felix Daniel Frescara e Diego Lucero, como El Professores, a grande expressão da arte coletiva dentro do campo.
O sucesso alcançado pelo Estudiantes no futebol amador argentino ocorreu no campeonato de 1930, quando o Clube de La Plata ficou com o vice-campeonato, alcançando um saldo positivo de 37 vitórias, 2 empates e 6 derrotas. Os 5 professores voltaram a fazer história no início do profissionalismo em 1931. Na sequência, o quinteto foi desfeito com a saída de 3 deles para o futebol europeu. A estreia do Estudiantes no futebol profissional ocorreu no dia 01 de junho de 1931, com a vitória diante do Talleres pelo placar de 3 X 0.
Jogo de Estreia no Futebol Profissional argentino
3 X 0
Estudiantes Independiente
No jogo de estreia do Estudiantes no campeonato profissional argentino, em partida válida pela competição nacional, o jogador Alberto Zozaya foi o autor do primeiro gol da era profissional do futebol argentino.
Alberto Zozaya
Artilheiro do Campeonato Argentino de 1931 com
33 gols marcados
Em 15 de janeiro de 1965, o Estudiantes de La Plata contratou o Técnico Osvaldo Zubeldia com o objetivo de distanciar o clube da Segunda Divisão Nacional. Como não havia muitos recursos financeiros, contratou jogadores mais acessíveis no mercado, que unidos aos meninos mais promissores do bom time de juniores, campeões nacionais de 1964, formaram uma equipe competitiva que comoveu a história do clube no futebol argentino.
Evolução do Escudo do Club Estudiantes de La Plata
1905 Retornou em 2020 Atual
Ídolos do Clube
Técnicos:
Carlos Bilardo Osvaldo Zubeldia Alejandro Sabella Diego Simeone
Jogadores:
Oscar Malbernatn Sebastian Verón Mariano Andújar Mauro Boselli
Localização: O Club Estudiantes de La Plata está sediado na Cidade de La Plata na Argentina.
Cidade de La Plata - Argentina
Estádio: O clube manda seus jogos no Estádio Jorge Luis Hirschi, localizado na Cidade de La Plata na Argentina. Inaugurado no dia 25 de dezembro de 2019 e reinaugurado em 2019, possui capacidade para 32.500 espectadores.
Estádio Jorge Luis Hirschi – La Plata - Argentina
Atual Presidente do Club Estudiantes de La Plata
Juan Sebástian Verón – ex-jogador e Técnico do clube.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário