Page Nav

HIDE

O Deputado Iolando comemora o sucesso do Programa Carreta da Inclusão

  Através de emenda parlamentar, o projeto já percorreu seis cidades do DF gerando mais de onze mil atendimentos para pessoas com deficiênci...

 


Através de emenda parlamentar, o projeto já percorreu seis cidades do DF gerando mais de onze mil atendimentos para pessoas com deficiência.

A Carreta da Inclusão, que teve início em julho deste ano (2024), finalizou o primeiro ciclo com os atendimentos em Planaltina, onde foram realizados 1813 atendimentos e entregues 470 Carteiras de Identificação da Pessoa com Deficiência e com Transtorno do Espectro Autista. Além dos serviços específicos oferecidos pela Secretaria da Pessoa com Deficiência, houve orientações jurídicas e sociais, cujas competências são da Defensoria Pública, do Cras e do Creas.

Ao todo, seis cidades receberam o projeto Carreta da Inclusão, incluindo Guará, Recanto das Emas, Samambaia, Gama, Santa Maria e Planaltina, o que resultou em mais de 2800 carteiras e mais de 11 mil atendimentos diversos para pessoas com deficiência. O centro móvel fica por três dias em cada região administrativa, o que permite que cidadãos tenham seus direitos e benefícios acessados perto da sua residência.

Para o deputado Iolando (MDB) a “Carreta da Inclusão” mostra o verdadeiro compromisso com as pessoas com deficiência do Distrito Federal. “Como representante do segmento, estamos melhorando a vida dos PcD´s e de suas famílias com a implantação de diversos programas inéditos e exclusivos para as pessoas com deficiência. As implementações dessas políticas públicas geram benefícios e facilitam o acesso a programas do governo, e tem um potencial de transformar radicalmente a vida das pessoas com deficiência, garantindo seus direitos, promovendo a igualdade de oportunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva”, comemora o parlamentar.

O distrital também foi responsável por articular a criação da primeira Secretaria da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (SEPD), além de ter sido o primeiro secretário da Pessoa com Deficiência. Em 11 de setembro de 2019, o governador Ibaneis Rocha sancionou a Lei nº 6.372/2019, que fundou a pasta, para promover o protagonismo, a equidade e a isonomia da pessoa com deficiência na sociedade.

Depois da criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência, as pessoas com deficiência puderam ser assistidas de várias formas. O Cadastro da Pessoa com Deficiência (CadPcD), feito por meio de sistema da SEPD, é requisito para a concessão da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência - criada pela Lei Distrital nº 6.809/2020 e regulamentada pelo Decreto nº 42.363/2021 -  da Carteira de Identificação do Transtorno do Espetro Autista (Ciptea) - e, agora, para a emissão da Carteira de Identidade Nacional, em conformidade com Decreto nº 44.843, de 11 de agosto de 2023. O caminho para esse cadastramento está no site da Secretaria da Pessoa com Deficiência.

O CadPcD desburocratiza o acesso a políticas públicas, porque elimina a necessidade constante de apresentação de laudos, além de ser a porta para outros programas, como o DF Acessível, que transporta pessoas com deficiência a consultas médicas. Entre os documentos necessários para a realização do cadastro estão: RG, CPF, laudo médico, foto 3x4, comprovante de residência e cadastro no site GOV.BR. É importante que os documentos estejam atualizados. Após a anexação das informações no sistema, servidores da Secretaria da Pessoa com Deficiência farão a validação. Após isto, o médico analisará o laudo e fará a aprovação, caso a deficiência esteja enquadrada na legislação.

A transversalidade entre o legislativo e o executivo permite que os serviços cheguem à ponta, ao usuário final, às pessoas com deficiência que realmente precisam dessas iniciativas para sua dignidade e inserção plena na sociedade. Para que a inclusão, de fato, aconteça, Iolando continuará criando projetos e articulando para a efetivação deles em vários espaços que as pessoas com deficiência têm acesso.

Serviço:

Quadro demonstrativo do trabalho realizado nesta primeira fase da Carreta da inclusão

Cidades

Quantidade de carteiras entregues por RA

Quantidade de atendimentos por RA

Gama

503

2.150

Samambaia

532

2.139

Santa Maria

432

2.048

Recanto das Emas

365

1.775

Guará

500

1.200

Planaltina

470

1813

Total

2.800

11.125

Ana Isabel Abreu

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel