Page Nav

HIDE

O Governo de Minas Gerais lança pedra fundamental da Companhia Especial de Operações Aéreas em Juiz de Fora

  Estrutura faz parte da ampliação do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), maior prestador de serviço aeromédico do SUS no Brasil O  Gover...

 


Estrutura faz parte da ampliação do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), maior prestador de serviço aeromédico do SUS no Brasil

Governo de Minas promoveu, nesta quarta-feira (22/1), o lançamento da pedra fundamental da obra da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas (Ceoa) e Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

A unidade será uma base integrada de suporte aéreo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), para os atendimentos de urgência e emergência. A estrutura inclui um hangar, espaço para treinamento e capacitação, alojamentos, área de biossegurança para higienização de equipamentos e aeronave e almoxarifados.

A obra é orçada em cerca de R$ 4 milhões, e o custeio é de responsabilidade dos municípios associados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde de Urgência e Emergência do Sudeste (Cisdeste) e ao Consórcio da Macro Centro Sul (Cisru).

A previsão é a de que os trabalhos sejam concluídos em janeiro de 2026. A nova estrutura vai atender 198 municípios ligados aos consórcios, o que representa uma população estimada de 3,2 milhões de mineiros beneficiados diretamente. O governador Romeu Zema participou da cerimônia de lançamento da nova unidade e ressaltou que o investimento vai melhorar a infraestrutura e o acesso à saúde da região.

"Com investimento em aeronaves, conseguiremos salvar mais vidas e proporcionar a quem precisa um atendimento mais rápido, reduzindo sequelas. Esse trabalho vem sendo fortalecido em todas as regiões do estado", destacou o governador Romeu Zema.

“Quando eu assumi, menos da metade dos municípios contavam com esse tipo de serviço. Hoje, já temos o Samu operando em 93% das cidades, e até o fim da minha gestão, vamos levar o serviço a todos os municípios de Minas”, disse o governador de Minas Gerais.

Os serviços prestados incluem atendimentos prioritários de transporte aéreo inter-hospitalar e pré-hospitalar, transporte de órgãos e tecidos para transplante e de apoio à Força Estadual de Saúde (FES) em caso de catástrofes no estado.

"Essa ação faz parte do nosso projeto maior para a área da saúde, que é levar atendimento de qualidade para o interior, mais perto da população. Minas Gerais sempre teve uma concentração muito grande de atendimentos de alta e altíssima complexidade na capital e em poucas cidades do interior", lembrou Romeu Zema.

“Hoje, com os hospitais regionais e diversas outras medidas, estamos ampliando esse atendimento para milhões de mineiros. A entrega de hoje aqui na Zona da Mata é mais um passo nesse sentido”, acrescentou o governador.

Para o presidente da Cisdeste e prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto, o investimento na obra é um marco importante para a saúde e segurança da região.
 

"Essa estrutura moderna vai fortalecer os atendimentos de urgência e emergência, garantindo respostas mais rápidas e eficazes às demandas da população. É uma conquista que reflete o trabalho conjunto dos municípios e dos consórcios envolvidos", pontuou o prefeito Pedro Augusto.

SAAV

O Suporte Aéreo Avançado de Vida é um esforço conjunto que envolve a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e o Samu, por meio dos consórcios regionais de saúde. A SES-MG é responsável pela aquisição e custeio das aeronaves, enquanto o Corpo de Bombeiros contribui com pilotos, copilotos, e operadores aerotáticos especializados em salvamento.

Essa combinação de esforços garante que as operações sejam conduzidas com máxima eficiência, segurança e qualidade, beneficiando toda a população de Minas Gerais.

Maior do Brasil

Com quatro bases de operação, seis aeronaves em atividade e uma de reserva, Minas Gerais é o maior prestador de serviço aeromédico do SUS no país.

O novo hangar de Juiz de Fora - que em breve terá sua própria aeronave - vai se juntar a uma rede que, atualmente, tem uma base de operações em Uberaba (com uma aeronave), uma em Belo Horizonte (com dois aviões e dois helicópteros - sendo um de reserva), além das bases de Varginha, com um helicóptero, e Montes Claros, que também conta com um helicóptero.

O Governo de Minas investiu cerca de R$ 35 milhões somente na aquisição da última aeronave, que fica em Uberaba, no Triângulo.

Para a escolha dos locais de instalação das bases de operação, são levados em conta diversos fatores, como a estrutura do Samu da região, infraestrutura aeroportuária, disponibilidade de portas de entrada hospitalares, densidade populacional, malha rodoviária, além da presença de batalhões do Corpo de Bombeiros e a distância em relação a outras bases do SAAV.

O novo hangar em Juiz de Fora faz parte da ampliação do SAAV no estado, que prevê também a instalação de uma base em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

Encontro com prefeitos

Ainda em Juiz de Fora, o governador participou de um evento de imersão com os prefeitos eleitos, realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM). Na oportunidade ele falou sobre os desafios e avanços da gestão à frente do estado.

"A capacitação, promovida pela AMM, é essencial para fortalecer a gestão municipal e garantir entregas de qualidade à população. Prefeitos bem orientados estão mais preparados para aproveitar o que o Estado e a AMM podem oferecer, em benefício de suas cidades. Parabéns à instituição pela iniciativa e pela inspiração que traz aos gestores públicos", concluiu Romeu Zema.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel