Cerro Porteño Bandeira do Paraguai Resumo Histórico do Clube: O Club Cerro Porte...
Cerro Porteño Bandeira do Paraguai
Resumo Histórico do Clube: O Club Cerro Porteño foi fundado no dia 01 de outubro de 1912, nos arredores da Cidade de Assunção, capital do Paraguai, por um grupo de 31 jovens aficcionados pelo futebol. Ao longo de 1911 e 1912, um grupo de jovens se reunia em um terreno baldio localizado na Paróquia Capilla San Juan, onde disputavam jogos de futebol, liderados por Antonio Vasconsellos. Dentre esses jovens estavam Lisandro Riveros, Luciano Gómez Sánchez, Alex Smith, Sisto Estigarribia e Victoriano Estigarribia e outros que fomentavam a criação de um clube de futebol. A criação aconteceu na residência da família Núñes, onde a dona da casa, Suzana Nuñes servia de madrinha dos jovens do grupo, entre eles seus quatros filhos: Nicanor Antonio, Pastor e Abelaedo. Foi alí, num lar tão humilde, trabalhador e progressista, que no dia 01 de outubro de 1912 um grupo formado por entusiastas e apaixonados pelo futebol criou uma associação desportiva, à qual deram o nome Club Cerro Porteño. No decorrer do ano de 1913, o Cerro Porteño conquistou o Campeonato Paraguaio. Ainda na fase amadora, levantou a Taça e inaugurou a sua Sala de Troféus. Em 1918, o Cerro Porteño ganhou o apelido de Ciclon devido á final do Campeonato Paraguai contra o Nacional. Foram três partidas decisivas: na primeira, houve o empate de 1 X 1; na segunda, outro empate 2 X 2; na terceira e grande final, o time azul-grená perdia por 2 X 0, quando faltando sete minutos para o término da partida o Cerro, como um verdadeiro vendaval, virou a partida para 4 X 2 e conquistou o título. Após a conquista, o Club Cerro Porteño ficou por um período afastado das competição, que foram paralizadas em função da Guerra do Chaco e da Revolução Liberal. Em 1935, com o advento da Fase Profissional do futebol paraguaio, o Cerro começou as competições a todo vapor. Logo na primeira temporada, tornou-se campeão. Sua maior sequência de títulos teve início em 1939, quando conquistou o tricampeonato paraguaio. O feito se repetiu em 1970, quando conquistou o seu segundo tricampeonato, referente aos títulos de 1972, 1973 e 1974. De 1990 até a presente data, o Cerro Porteño é o clube que mais conquistou títulos no Paraguai. Em 2024, no final da temporada o Cerro Porteño contratou o Goleira Gatito Fernandes atual goleiro da Seleção do Paraguai e estava a mais de um década no futebol brasileiro defendendo o Botafogo.
Gatito Fernandes
Comemoração do time Cerro Porteño
Campeão do Torneio Clausura do Campeonato Paraguai de 2021
Ídolos
Treinadores:
Ferenc Puskás Jorge Forssati Francisco Arce
Jogadores:
Javier Vilarreal Diego Lugano Juan Iturb
Localização: O Club Cerro Porteño está sediado na Cidade de Assunção, capital do Paraguai, fundada em 14 de agosto de 1537. É conhecida como a “Mãe das cidades”, porque partiram de lá várias expedições coloniais espanholas para fundar cidades, incluindo a fundação pela segunda vez de Buenos Aires e outras importantes, como Vila Rica, Corrientes, Santa Fé, Córdoba, Santa Cruz de La Sierra e mais 65 outros povoados.
Cidade de Assunção - Paraguai
Estádio: O Club Cerro Porteño manda seus jogos no estádio de sua propriedade denominado General Pablo Rojas e conhecido popularmente como La Olla Azulgrana. Inaugurado em 1991, tem capacidade para 45.000 espectadores.
Estádio General Pablo Rojas – La Olla Azulgrana – Assunção - Paraguai
Nenhum comentário