Page Nav

HIDE
Quinta, Abril 17

Pages

Regional de Saúde de Leopoldina promove encontro com municípios para discutir ações de fortalecimento da vigilância da febre amarela

   A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI), promoveu, em 19/02, reunião c...

  A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI), promoveu, em 19/02, reunião com o objetivo de fortalecer a vigilância da febre amarela nos municípios. A reunião ocorreu no auditório da GRS Leopoldina e contou com a presença das referências técnicas municipais: coordenadores de Vigilância em Saúde, Epidemiologia, Imunização e Atenção Primária à Saúde.

Segundo Sirlene Valverde Franca, referência técnica em Arboviroses, a reunião apresentou o cenário epidemiológico atual da febre amarela em Minas Gerais, sendo os principais objetivos da vigilância: reduzir a transmissão da febre amarela silvestre, vigilância de epizootias, impedir a transmissão urbana da febre amarela, eliminação e controle do mosquito, detecção da circulação viral por meio do envio de macacos encontrados mortos para análises no Laboratório Central do Estado, para orientar as medidas de controle e tomadas de decisões junto aos municípios, destacando a importância da notificação imediata de epizootia.

Foto: Janine Barbosa Fajardo
Foto: Janine Barbosa Fajardo

Segundo Elizabete Guimarães Santos Vieira, referência técnica de Imunização da GRS Leopoldina, o encontro teve como foco a sensibilização dos municípios quanto à importância de reforçar as ações de vacinação contra a febre amarela no território, uma vez que a vacina é a principal ferramenta para evitar casos graves e mortes pela doença.

Para Luiz Carlos Zamboni Filho, coordenador de Epidemiologia/Imunização do município de Além Paraíba, “foi um momento essencial para reforçar a importância da prevenção e do monitoramento da doença em nossa região. A troca de informações e o planejamento conjunto permitem uma resposta mais ágil e eficiente, fortalecendo a vacinação, a notificação de casos suspeitos e o controle do vetor”, disse. Para ele, a participação dos municípios é fundamental para garantir uma vigilância ativa e integrada, protegendo a população e prevenindo possíveis surtos.

Por GRS Leopoldina

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Portal de serviços de trânsito do Governo de Minas ganha nov...

Secretaria de Educação participa de solenidade para início d...

Governo de Minas publica 4.548 atos de progressão e promoção...

Veículos de grande porte terão tráfego restrito nas rodovias...

Governo de Minas direciona recursos para investigação de cri...

Minas Gerais atinge 3 milhões de emissões da nova identidade...

Público da Via Sacra vai contar com reforço no transporte

CEC aprova PL que cria comissões para prevenir acidentes e v...

Segurança reforçada para comemorações dos 65 anos de Brasíli...

Agências do trabalhador oferecem mais de 1,1 mil vagas de em...