Page Nav

HIDE
Terça, Abril 1

Pages

Estudantes da rede estadual de Minas realizam primeiro teste de redação preparatório para o Enem 2025

  Prova segue o mesmo formato do exame e tem correção realizada por inteligência artificial Estudantes do ensino médio da rede estadual de M...

 


Prova segue o mesmo formato do exame e tem correção realizada por inteligência artificial

Estudantes do ensino médio da rede estadual de Minas Gerais realizaram o primeiro teste preparatório de redação preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A iniciativa, promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em parceria com a editora Estudo Play, na quarta-feira (26/3), objetiva reforçar a preparação dos estudantes para o exame.

A aplicação da prova integra parte das ações do Enem MG, que em 2025 está disponível para 700 mil estudantes da rede estadual de ensino. A subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, ressaltou a importância da preparação dos jovens para a principal forma de ingresso no ensino superior.

“A SEE tem uma grande responsabilidade na preparação dos estudantes para o Enem. Por isso, estamos realizando grandes ações para prepará-los para o exame em todo ensino médio e também no EJA. É uma forma de fazer o estudante entender que seu processo de vida pode ser sonhado e preparado durante seu período de estudos”, afirma a subsecretária.

Aplicação

O teste de redação segue o formato oficial do Enem e teve como tema: "Os desafios das mulheres na luta pela igualdade de direitos no Brasil”. Para os estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio e da EJA, a redação está sendo aplicada no gênero dissertativo-argumentativo. Já para os estudantes do 1º ano e do 1º período da EJA, a aplicação do teste é no formato de carta argumentativa.
 

SEE-MG / Divulgação

O estudante Daniel Henrique, 17 anos, que está no 3º ano da Escola Estadual Pedro II, em Belo Horizonte, e irá fazer o Enem neste ano, destaca pontos sobre a preparação. “A redação ainda é meu ponto fraco, mas o teste é justamente para praticarmos. Os professores aqui da escola, especialmente no 3º ano, dão atenção especial a assuntos específicos do vestibular e ainda tem a plataforma Enem MG que já acessei”, afirma.

As redações serão corrigidas por um sistema de inteligência artificial, que reconhece a escrita manuscrita e avalia o desempenho dos estudantes com base em competências específicas. O objetivo é garantir uma correção rápida e oferecer um diagnóstico detalhado para orientar a evolução dos estudantes ao longo do ano.

Plataforma Enem MG

A plataforma Enem MG foi desenvolvida com tecnologia avançada para revolucionar a preparação dos estudantes da rede estadual. Utilizando inteligência artificial, oferece correção automática de redações manuscritas, trilhas de estudo personalizadas e suporte pedagógico para professores e gestores.

Com a parceria da Britannica Education, líder mundial em conteúdo educacional, a plataforma garante acesso a materiais de alta qualidade, alinhados às exigências do Enem.

Em 2024, a plataforma obteve resultados relevantes em Minas Gerais. Foram mais de 600 mil redações corrigidas por IA, 750 mil cadernos de testes preparatórios impressos e adesão de 85% dos estudantes cadastrados.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Governo de Minas publica 745 concessões do Adveb em reconhec...

Escolas da rede estadual de Minas Gerais participam da Febra...

Governo de Minas Gerais: Inscrições para vagas residuais da ...

Obras na MG-424 exigem atenção redobrada de motoristas nos p...

Governo de Minas Gerais: Inscrições para vagas residuais da ...

BDMG registra lucro líquido de R$ 134 milhões com liberação ...

Minas Gerais disponibiliza mais de 14 mil vagas de emprego e...

Celina Leão para o governo do DF e Ibaneis Rocha para o Sena...

Agentes do Detran-DF: Fiscalização autua 87 condutores alcoo...

Atendimento itinerante da Neoenergia chega a 14 regiões admi...