Page Nav

HIDE
Quarta, Março 26

Pages

Governador anuncia conclusão das obras e centro de segurança para o Setor Comercial Sul durante inauguração de espaço de ensino do Senac

    Chefe do Executivo ainda elogiou parceria com o Sistema S e citou medidas para fortalecer o SCS, por onde passam 150 mil pessoas diariam...

  Chefe do Executivo ainda elogiou parceria com o Sistema S e citou medidas para fortalecer o SCS, por onde passam 150 mil pessoas diariamente

O governador Ibaneis Rocha anunciou que o Governo do Distrito Federal (GDF) vai concluir a reforma das quadras do Setor Comercial Sul (SCS) e instalar um Centro de Operações Integradas da Segurança Pública no local. A fala ocorreu durante a inauguração do Centro de Educação Profissional Miguel Setembrino, na Quadra 4 do Setor, nesta segunda-feira (24). O espaço é gerido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF).

Ibaneis Rocha, que conseguiu seu primeiro emprego no Setor Comercial Sul, falou do empenho de transformar o local, seja com obras, seja com a atualização da legislação para que mais atividades possam existir ali. Ele ainda elogiou todo o Sistema S.

Ibaneis Rocha: “O meu projeto é entregar o Setor Comercial Sul totalmente revitalizado até o final do nosso governo” | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

“O Sistema S faz um belíssimo trabalho Brasil afora, chegando a locais que não se imagina que podem chegar para atender a população, em especial a mais carente, com qualificação profissional, com um trabalho de excelência”, disse. “Nós, desde o início do governo, estamos revitalizando o Setor Comercial Sul. Agora, vamos licitar duas quadras que já estão na Novacap, a 1, 2 e a 6, e logo em seguida faremos a 2 [as quadras 3, 4 e 5 já foram entregues]. O meu projeto é entregar o Setor Comercial Sul totalmente revitalizado até o final do nosso governo. Isso é uma forma de mostrar o carinho que nós temos por esse setor tão vital para o Distrito Federal. E eu tenho certeza que, com isso, a gente investe em geração de renda, geração de empregos e desenvolvimento social”, destacou Ibaneis Rocha.

“No início de 2019, no início da minha gestão, nós assumimos uma parceria de que eu apoiaria o Sistema S e ele traria investimentos para o Distrito Federal. E o Sistema S hoje, através da CNC e da Fecomércio, tem mais de R$ 1,2 bilhão investidos no setor produtivo, sendo que o último investimento foi a compra do prédio do antigo Ipea, no Setor Bancário Sul, apostando na revitalização de todo esse setor”, concluiu Ibaneis Rocha.

Centro educacional

Victor Corrêa destaca o investimento do GDF no Setor Comercial Sul e a ampliação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs)

O Centro de Educação Profissional Miguel Setembrino homenageia o ex-advogado, fundador e ex-presidente da Fecomércio-DF, tem capacidade para receber aproximadamente 5 mil alunos e dispõe de 23 salas e 15 laboratórios, com oferta de diferentes cursos, entre eles de hotelaria e gastronomia.

A abertura do espaço foi possível graças à atualização da legislação feita por este GDF, que permitiu inúmeras empresas a ocupar espaços vazios no Setor e tantas outras a regularizar a situação com publicação da Lei Complementar nº 1.021/2023. A norma autoriza mais de 300 atividades no Setor, entre elas faculdades, creches e instituições de educação de nível técnico, sendo esta última o caso do Centro de Educação.

“Em 2023, com apoio da CLDF, o governador Ibaneis Rocha sancionou a lei que amplia em quase 300 o número de atividades comerciais autorizadas, incluindo faculdades e empresas de TI, por exemplo. Essa mudança possibilitou o lançamento, no mês passado, de uma pesquisa em parceria com a Secti-DF, a Fundação de Apoio para Projetos de Ensino e a Universidade Católica de Brasília, que irá propor a criação de um polo tecnológico criativo. Essas e outras ações conjuntas reforçam a união do setor produtivo e do poder público no resgate do Setor Comercial Sul como uma região estratégica para o desenvolvimento socioeconômico do DF”, afirmou o presidente da Fecomércio/DF, José Aparecido da Costa Freire.

Essa atuação é reforçada pelo diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa. “O Senac tem muita satisfação de inaugurar o maior centro de educação profissional do DF. Isso acontece em parceria com o GDF, que permitiu, inclusive, a modernização do Setor Comercial Sul, com reformas e também ampliação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs), graças à articulação e à segurança jurídica que o GDF permite agora. Aqui é um local democrático, próximo da W3, próximo do metrô, próximo da Rodoviária do Plano Piloto, vai ser muito importante para a retomada do setor sem dúvida”, pontuou.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Políticos do Maranhão ignoram Sarney em homenagem em Brasíli...

Brasil Humilhado! Minuto de silêncio argentino marca vergonh...

Seminário de Educação Inclusiva tem inscrições abertas

Assistência especializada para pessoas com Síndrome de Down ...

Licitação vai contratar empresa para implantação e reconstru...

Professores e estudantes podem inscrever trabalhos científic...

Encontro regional foca parcerias na prevenção à violência co...

O senador Roberto Rocha exalta Sarney em homenagem como cida...

Saudosismo

"Brasília tem tudo para ser a capital da TI", diz Everardo G...