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Governo de Minas avança na recuperação funcional da pista da MG-424, no Vetor Norte da Região Metropolitana de BH

  Melhorias integram o programa Caminhos pra Avançar e contemplam pontos críticos da estrutura existente As obras de recuperação da MG-424, ...

 


Melhorias integram o programa Caminhos pra Avançar e contemplam pontos críticos da estrutura existente

As obras de recuperação da MG-424, no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), entram em nova fase, nesta segunda-feira (24/3), com início das obras no pavimento da rodovia, entre o entroncamento com a MG-010 e Sete Lagoas.

As melhorias, que integram o programa Caminhos pra Avançar, maior conjunto de obras rodoviárias das últimas décadas em Minas, são executadas pelo Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

As intervenções imediatas na MG-424 vão contemplar melhorias em pontos críticos da estrutura já existente. Além disso, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) publicou o edital de concessão do Vetor Norte, que prevê obras mais robustas ao longo de todo o trecho, que também abrange as rodovias MG-010 e a LMG-800, totalizando mais de 124 quilômetros.

De acordo com o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, o início dessa etapa coincide com o fim do período chuvoso, época adequada para o tipo de intervenção que será iniciado, que depende da estabilidade do clima e da ausência de chuvas.

“No dia 20 de dezembro demos ordem de início nas obras, mas como estávamos no período de chuva, as equipes do DER-MG se concentraram nas intervenções de segurança viária, com a troca de 1,5 mil metros de defensas metálicas e outras ações na via, que incluem a parte da drenagem. A realização de todas essas obras e mais a recuperação do pavimento garantirá mais conforto e segurança aos usuários”, explica Rodrigo Tavares.

"Os 50 quilômetros de extensão que passarão por melhorias vão da rodovia MG-010, em Vespasiano, até a entrada de Sete Lagoas. O trecho passa, também, pelos municípios de São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Confins, Matozinhos e Prudente de Morais. O investimento é de R$ 88.577.728,23 e beneficia mais de meio milhão de habitantes dos municípios diretamente envolvidos. O prazo contratual para execução dos serviços é de 18 meses", acrescenta o diretor de Manutenção do DER-MG, Davidsson Canesso.

A recuperação funcional do pavimento envolve a reciclagem de base e sub-base da pista, nova capa asfáltica, implantação de nova sinalização e obras de drenagem. Além disso, 19 pontos de erosão serão recuperados ao longo do trecho, o primeiro deles já está em andamento no km 2, sentido Belo Horizonte e no km 42, sentido Sete Lagoas.

A empresa contratada pelo DER-MG já iniciou a montagem de usina que irá fornecer material betuminoso a ser utilizado no pavimento da rodovia.

População satisfeita

A chegada das equipes de trabalhadores e máquinas no trecho é comemorada por quem transita e trabalha diariamente na rodovia. É o caso mecânico Ronan da Silva, sócio de uma oficina de automóveis às margens da MG-424, em Matozinhos. Segundo ele, as obras são muito aguardadas pela população da região.

“Fico feliz de saber que esse processo vai começar e espero que seja de qualidade, principalmente na questão da sinalização que vai dar mais segurança na entrada e saída de veículos no comércio que está instalado na beira da rodovia, além de melhorar para o motorista e o pedestre”, completa.

Rafael Passos Ferreira, comerciante e morador de Pedro Leopoldo, acredita que a obra vai impulsionar a economia da região e dar mais tranquilidade para quem transita diariamente pela MG-424.

"Eu uso com muita frequência a rodovia tanto sentido Belo Horizonte quanto Sete Lagoas e, de fato, a recuperação desse trecho é muito necessária para o impulsionar a economia, atrair mais negócios e, consequentemente, gerar mais de emprego e renda para a região", enfatiza Rafael Ferreira.

Concessão

Outra etapa importante para melhoria definitiva da MG-424 é a concessão do Vetor Norte. O projeto prevê uma série de melhorias que vão impactar na produtividade, na economia da região e, principalmente, na qualidade de vida de quem usa essas rodovias diariamente.

Entre as principais melhorias estão as obras de ampliação de capacidade ao longo de todo o trecho. O destaque está para a construção de três novos contornos viários, já em pista dupla, nas cidades de Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos.

As alças viárias são componentes importantes para tirar o tráfego pesado de dentro das cidades e melhorar o trânsito, com foco em  segurança e fluidez para o deslocamento dos motoristas e moradores das cidades.

No campo econômico, de acordo com a Invest Minas, os municípios do Vetor Norte atraem três vezes menos investimentos do que a média dos municípios da RMBH, somando R$ 4,63 bilhões em investimentos, enquanto a RMBH atraiu R$ 50,44 bilhões, nos últimos dez anos.

"Os dados reafirmam a necessidade da concessão do Vetor Norte como solução para melhorar a mobilidade, garantindo deslocamentos mais rápidos e seguros, além de impulsionar o desenvolvimento econômico da Região Metropolitana de Belo Horizonte", conclui o secretário de Infraestrutura Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.



DER-MG / Divulgação

 

Da redação do Portal de Notícias

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