Melhorias integram o programa Caminhos pra Avançar e contemplam pontos críticos da estrutura existente As obras de recuperação da MG-424, ...
Melhorias integram o programa Caminhos pra Avançar e contemplam pontos críticos da estrutura existente
"Os 50 quilômetros de extensão que passarão por melhorias vão da rodovia MG-010, em Vespasiano, até a entrada de Sete Lagoas. O trecho passa, também, pelos municípios de São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Confins, Matozinhos e Prudente de Morais. O investimento é de R$ 88.577.728,23 e beneficia mais de meio milhão de habitantes dos municípios diretamente envolvidos. O prazo contratual para execução dos serviços é de 18 meses", acrescenta o diretor de Manutenção do DER-MG, Davidsson Canesso.
População satisfeita
A chegada das equipes de trabalhadores e máquinas no trecho é comemorada por quem transita e trabalha diariamente na rodovia. É o caso mecânico Ronan da Silva, sócio de uma oficina de automóveis às margens da MG-424, em Matozinhos. Segundo ele, as obras são muito aguardadas pela população da região.
“Fico feliz de saber que esse processo vai começar e espero que seja de qualidade, principalmente na questão da sinalização que vai dar mais segurança na entrada e saída de veículos no comércio que está instalado na beira da rodovia, além de melhorar para o motorista e o pedestre”, completa.
Rafael Passos Ferreira, comerciante e morador de Pedro Leopoldo, acredita que a obra vai impulsionar a economia da região e dar mais tranquilidade para quem transita diariamente pela MG-424.
"Eu uso com muita frequência a rodovia tanto sentido Belo Horizonte quanto Sete Lagoas e, de fato, a recuperação desse trecho é muito necessária para o impulsionar a economia, atrair mais negócios e, consequentemente, gerar mais de emprego e renda para a região", enfatiza Rafael Ferreira.
Concessão
Outra etapa importante para melhoria definitiva da MG-424 é a concessão do Vetor Norte. O projeto prevê uma série de melhorias que vão impactar na produtividade, na economia da região e, principalmente, na qualidade de vida de quem usa essas rodovias diariamente.
Entre as principais melhorias estão as obras de ampliação de capacidade ao longo de todo o trecho. O destaque está para a construção de três novos contornos viários, já em pista dupla, nas cidades de Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos.
As alças viárias são componentes importantes para tirar o tráfego pesado de dentro das cidades e melhorar o trânsito, com foco em segurança e fluidez para o deslocamento dos motoristas e moradores das cidades.
No campo econômico, de acordo com a Invest Minas, os municípios do Vetor Norte atraem três vezes menos investimentos do que a média dos municípios da RMBH, somando R$ 4,63 bilhões em investimentos, enquanto a RMBH atraiu R$ 50,44 bilhões, nos últimos dez anos.
"Os dados reafirmam a necessidade da concessão do Vetor Norte como solução para melhorar a mobilidade, garantindo deslocamentos mais rápidos e seguros, além de impulsionar o desenvolvimento econômico da Região Metropolitana de Belo Horizonte", conclui o secretário de Infraestrutura Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.
DER-MG / Divulgação
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário