Page Nav

HIDE
Segunda, Março 31

Pages

Governo de Minas Gerais participa de cerimônia do Servas que celebra legado feminino e reconhece personalidades que transformam o estado

  Medalha do Mérito Social Sarah Kubitschek reconheceu destaques na área de assistência social em Minas Gerais O governador Romeu Zema e o v...

 


Medalha do Mérito Social Sarah Kubitschek reconheceu destaques na área de assistência social em Minas Gerais

O governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões participaram, na manhã desta quarta-feira (26/3), da cerimônia “Servas: memórias e homenagens”, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, com a presença de familiares e ex-presidentes da instituição, reforçando a importância do legado histórico e social das mulheres homenageadas.

Promovido pelo Serviço Social Autônomo (Servas), o evento homenageou as mulheres que deixaram um legado na história da instituição e personalidades que têm gerado um impacto significativo no desenvolvimento social de Minas Gerais.

A presidente do Servas, Christiana Renault, conduziu a cerimônia, que também contou com a participação da vice-presidente Dinorá Carla Fernandes.

Honraria inédita

O Servas realizou, pela primeira vez, a outorga da Medalha do Mérito Social Sarah Kubitschek, que leva o nome da primeira presidente da história da entidade, na década de 1950.

A honraria foi concedida a 39 personalidades, escolhidas pelo Comitê da Medalha por se destacarem na atuação em áreas como assistência social, saúde, educação e cultura, fortalecendo o desenvolvimento social e o impacto positivo em Minas Gerais.

Entre os homenageados, estão todas as dirigentes do órgão, incluindo a entrega da honraria in memoriam aos familiares representantes. Clique aqui para conferir a lista completa. 

O cumprimentar os agraciados com a medalha, o governador Romeu Zema destacou a importância da do Servas para a sociedade mineira.

"Sempre foi um trabalho em prol dos menos favorecidos e, nas últimas gestões, tem sido bastante dinamizado. Passou a ter critérios gerenciais para medir sua efetividade, impacto, principalmente quando enfrentamos aqui alguma tragédia climática, enchentes, deslizamentos e realmente tem feito toda a diferença", disse Romeu Zema.

A cerimônia marcou o lançamento do Mosaico das ex-presidentes do Servas. O registro visual é um reconhecimento às mulheres que marcaram a história da instituição ao longo de suas gestões, destacando o impacto de sua liderança e compromisso com o bem-estar social.
 

Mosaico das ex-presidentes do Servas (Gil Leonardi / Imprensa MG)



"Os desafios enfrentados pelo Servas foram sempre grandes, mas as mulheres que comandavam a instituição eram do tamanho necessário para enfrentar esses desafios. A começar pela sua pioneira, Sarah Kubitschek, a primeira presidente do Servas, fundadora dessa iniciativa e a quem nós todos devemos as nossas homenagens", ressaltou o vice-governador Mateus Simões.

O evento reafirma o compromisso do Servas com a valorização da cultura, da memória e da relevância feminina na transformação social.

"Hoje é a coroação de um processo que iniciamos com a minha chegada ao Servas, que é o de reconstrução desta memória que ainda é muito fragmentada, e ainda temos dificuldade em localizar todos os programas, as iniciativas que foram criadas e executadas pelas primeiras-damas anteriores. Nós entendemos que não é possível trilhar um futuro seguro e produtivo sem valorizar o passado", enfatizou a presidente do Servas, Christiana Renault.

Servas 

O Servas realiza programas, projetos e ações de desenvolvimento social fundamentados nos pilares da inclusão social e do voluntariado. A missão da instituição é fortalecer a inclusão social no estado, em parceria com os setores público e privado, por meio de uma rede de entidades socioassistenciais e de voluntários.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Governo de Minas publica 745 concessões do Adveb em reconhec...

Escolas da rede estadual de Minas Gerais participam da Febra...

Governo de Minas Gerais: Inscrições para vagas residuais da ...

Obras na MG-424 exigem atenção redobrada de motoristas nos p...

Governo de Minas Gerais: Inscrições para vagas residuais da ...

BDMG registra lucro líquido de R$ 134 milhões com liberação ...

Minas Gerais disponibiliza mais de 14 mil vagas de emprego e...

Celina Leão para o governo do DF e Ibaneis Rocha para o Sena...

Agentes do Detran-DF: Fiscalização autua 87 condutores alcoo...

Atendimento itinerante da Neoenergia chega a 14 regiões admi...