Medalha do Mérito Social Sarah Kubitschek reconheceu destaques na área de assistência social em Minas Gerais O governador Romeu Zema e o v...
Medalha do Mérito Social Sarah Kubitschek reconheceu destaques na área de assistência social em Minas Gerais
O governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões participaram, na manhã desta quarta-feira (26/3), da cerimônia “Servas: memórias e homenagens”, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, com a presença de familiares e ex-presidentes da instituição, reforçando a importância do legado histórico e social das mulheres homenageadas.
Promovido pelo Serviço Social Autônomo (Servas), o evento homenageou as mulheres que deixaram um legado na história da instituição e personalidades que têm gerado um impacto significativo no desenvolvimento social de Minas Gerais.
A presidente do Servas, Christiana Renault, conduziu a cerimônia, que também contou com a participação da vice-presidente Dinorá Carla Fernandes.
Honraria inédita
O Servas realizou, pela primeira vez, a outorga da Medalha do Mérito Social Sarah Kubitschek, que leva o nome da primeira presidente da história da entidade, na década de 1950.
A honraria foi concedida a 39 personalidades, escolhidas pelo Comitê da Medalha por se destacarem na atuação em áreas como assistência social, saúde, educação e cultura, fortalecendo o desenvolvimento social e o impacto positivo em Minas Gerais.
Entre os homenageados, estão todas as dirigentes do órgão, incluindo a entrega da honraria in memoriam aos familiares representantes. Clique aqui para conferir a lista completa.
O cumprimentar os agraciados com a medalha, o governador Romeu Zema destacou a importância da do Servas para a sociedade mineira.
"Sempre foi um trabalho em prol dos menos favorecidos e, nas últimas gestões, tem sido bastante dinamizado. Passou a ter critérios gerenciais para medir sua efetividade, impacto, principalmente quando enfrentamos aqui alguma tragédia climática, enchentes, deslizamentos e realmente tem feito toda a diferença", disse Romeu Zema.
A cerimônia marcou o lançamento do Mosaico das ex-presidentes do Servas. O registro visual é um reconhecimento às mulheres que marcaram a história da instituição ao longo de suas gestões, destacando o impacto de sua liderança e compromisso com o bem-estar social.

"Os desafios enfrentados pelo Servas foram sempre grandes, mas as mulheres que comandavam a instituição eram do tamanho necessário para enfrentar esses desafios. A começar pela sua pioneira, Sarah Kubitschek, a primeira presidente do Servas, fundadora dessa iniciativa e a quem nós todos devemos as nossas homenagens", ressaltou o vice-governador Mateus Simões.
O evento reafirma o compromisso do Servas com a valorização da cultura, da memória e da relevância feminina na transformação social.
"Hoje é a coroação de um processo que iniciamos com a minha chegada ao Servas, que é o de reconstrução desta memória que ainda é muito fragmentada, e ainda temos dificuldade em localizar todos os programas, as iniciativas que foram criadas e executadas pelas primeiras-damas anteriores. Nós entendemos que não é possível trilhar um futuro seguro e produtivo sem valorizar o passado", enfatizou a presidente do Servas, Christiana Renault.
Servas
O Servas realiza programas, projetos e ações de desenvolvimento social fundamentados nos pilares da inclusão social e do voluntariado. A missão da instituição é fortalecer a inclusão social no estado, em parceria com os setores público e privado, por meio de uma rede de entidades socioassistenciais e de voluntários.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário