Page Nav

HIDE
Sábado, Março 29

Pages

Ibaneis Rocha destaca papel do ex-presidente Sarney na democracia do país

    Governador do DF também elogiou atuação de Sarney na construção de Brasília durante a Sessão Solene de outorga do título de Cidadão Hono...

  Governador do DF também elogiou atuação de Sarney na construção de Brasília durante a Sessão Solene de outorga do título de Cidadão Honorário de Brasília ao ex-presidente nesta terça-feira (25)

O governador Ibaneis Rocha destacou o papel de José Sarney na redemocratização do país durante a outorga do título de Cidadão Honorário de Brasília ao ex-presidente na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) nesta terça-feira (25). A homenagem remonta ao dia 15 de março de 1985, quando Sarney assumiu a Presidência da República após o falecimento de Tancredo Neves, marcando o fim de 21 anos de regime militar no país.

“Aquele período de transição foi um período muito de agonia, porque ninguém sabia qual era o rumo que esse país ia tomar, e o presidente Sarney conseguiu dar um rumo, principalmente um dos principais atos para mim foi o encaminhamento da Constituição da República”, destacou o governador Ibaneis Rocha, sobre a importância de José Sarney para a democracia brasileira | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Segundo Ibaneis Rocha, José Sarney é um dos principais nomes não só para a democracia, mas também para Brasília. “A vida do presidente Sarney está muito ligada à nossa capital da República. Ele foi um dos primeiros parlamentares a se mudar para a Brasília ainda antes da sua construção. Apoiou o Juscelino Kubitschek na construção de Brasília e aqui ele criou seus filhos, na grande maioria do tempo que permaneceu na capital. E, para todos nós brasileiros, ele levou coisas muito importantes, a principal delas a democracia. Aquele período de transição foi um período muito de agonia, porque ninguém sabia qual era o rumo que esse país ia tomar, e o presidente Sarney conseguiu dar um rumo, principalmente um dos principais atos para mim foi o encaminhamento da Constituição da República que permite que cheguemos hoje a 40 anos de democracia, o período mais longo de democracia no Brasil”, elogiou Ibaneis Rocha.

Proponente da homenagem na CLDF, o deputado distrital e presidente da Casa, Wellington Luiz, afirmou que o ex-presidente tem papel essencial na história do país. “É uma alegria homenagear a democracia, porque, ao homenagear o presidente José Sarney, é um tributo à democracia. Se estamos sentados aqui, escolhidos pelo povo, é graças a pessoas como o senhor, que garantiu que a democracia fosse respeitada. Sabemos da sua luta, das diversas dificuldades que viveu, mas nós brasileiros temos uma dívida impagável com o senhor, sua família e com todos aqueles que ajudaram a chegarmos no dia de hoje”, afirmou o presidente da CLDF.

Histórico

José Sarney nasceu em Pinheiro, no Maranhão, em 24 de abril de 1930. Membro de uma tradicional família maranhense, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão em 1953. Durante sua juventude, participou da política estudantil no Estado, chegando à presidência da União Maranhense dos Estudantes.

Ao longo de sua carreira política, exerceu diversos cargos, como deputado federal, governador do Maranhão, senador e presidente da República. No período da Ditadura Militar, integrou os partidos Arena e UDN, e foi um dos responsáveis pela eleição de Tancredo Neves, que pôs fim ao regime militar. Com a morte de Tancredo, Sarney assumiu a presidência da República e foi responsável por importantes transformações políticas, como a promulgação da Constituição de 1988, durante seu mandato, que durou de 1985 a 1990.

Após seu mandato, Sarney transferiu seu domicílio eleitoral para o Amapá e foi eleito senador em três ocasiões: de 1991 a 1999, de 1999 a 2007 e de 2007 a 2015. Durante sua trajetória no Senado, presidiu a Casa em três ocasiões: de 1995 a 1997, de 2003 a 2005 e de 2009 a 2013.

Ele também é escritor e publica poesias, romances e crônicas. Em julho de 1980, foi eleito para a Cadeira nº 38 da Academia Brasileira de Letras.

Colaborou Catarina Loiola

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Parque Internacional da Paz é o novo cartão-postal dos brasi...

Gasmig e Iveco firmam parceria para promover o uso de gás na...

Governador fez a inauguração do maior sistema de drenagem de...

Drenar DF: Como este GDF destravou a maior obra de drenagem ...

Licitação para pavimentação de trecho da DF-285 tem data mar...

Estado amplia as opções para os cidadãos realizarem, de form...

Melhoramento genético impulsiona qualidade e produtividade d...

Condomínio RK contesta demolição e multa em ação judicial

CAESB: Melhorias no sistema de abastecimento de água do Seto...

Estudantes da rede estadual de Minas realizam primeiro teste...