Page Nav

HIDE
Terça, Abril 1

Pages

Laboratórios móveis de ciências transformam o ensino em escolas públicas de Minas Gerais

  Iniciativa da Secretaria de Estado de Educação proporciona recursos avançados para o ensino prático das ciências em escolas de Ensino Médi...

 


Iniciativa da Secretaria de Estado de Educação proporciona recursos avançados para o ensino prático das ciências em escolas de Ensino Médio em Tempo Integral

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) apresentou uma solução prática e inovadora para o ensino de Práticas Experimentais, ao adquirir Laboratórios Móveis de Ciências da Natureza para seis Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em Belo Horizonte e na Região Metropolitana.

Os laboratórios, equipados com recursos que facilitam a execução de experimentos e práticas, proporcionarão aos estudantes melhores condições para aprendizado.

“Um dos princípios do EMTI é oferecer experiências contextualizadas e diversificadas que enriqueçam o processo formativo e desenvolvam o pensamento crítico dos alunos”, afirma a coordenadora geral de Educação Integral e Profissional da SEE/MG, Andréa Botelho. 

Com um investimento total de aproximadamente R$ 543 mil, os laboratórios são equipados com materiais de Física, Química e Biologia. Compactos e móveis, contam com tecnologia avançada para atender às necessidades das aulas, dispondo de mais de 300 itens selecionados para práticas seguras e acessíveis, em qualquer local.

Andréa enfatiza que o grande diferencial dos laboratórios adquiridos é a sua autossuficiência em água, energia e calor, o que permite aos estudantes realizar experimentos em ambientes contextualizados, ampliando o acesso ao conhecimento científico.

As unidades contempladas incluem as seguintes escolas: em Belo Horizonte, E.E. Coração Eucarístico, E.E. Gabriel Passos, E.E. Prof. Neidson Rodrigues e E.E. Walt Disney; e em Betim, E.E. João Paulo I e E.E. Vinicius de Moraes.

Integração no dia a dia

A professora de Biologia Daiana Zorzano, responsável pelas práticas experimentais na Escola Estadual Vinícius de Moraes, destaca a importância da chegada do laboratório. “Com equipamentos adequados, conseguimos despertar o interesse dos alunos nas disciplinas, além de facilitar a visualização de conteúdos que, muitas vezes, são abstratos”, afirma.

Para a estudante Vitória Preisigke, 16 anos, a nova estrutura permitirá um desenvolvimento ainda mais completo dos experimentos, facilitando a execução e promovendo uma experiência de aprendizado mais rica. “Com o novo laboratório, acredito que teremos muito a aprender com a professora”, acrescenta.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Governo de Minas publica 745 concessões do Adveb em reconhec...

Escolas da rede estadual de Minas Gerais participam da Febra...

Governo de Minas Gerais: Inscrições para vagas residuais da ...

Obras na MG-424 exigem atenção redobrada de motoristas nos p...

Governo de Minas Gerais: Inscrições para vagas residuais da ...

BDMG registra lucro líquido de R$ 134 milhões com liberação ...

Minas Gerais disponibiliza mais de 14 mil vagas de emprego e...

Celina Leão para o governo do DF e Ibaneis Rocha para o Sena...

Agentes do Detran-DF: Fiscalização autua 87 condutores alcoo...

Atendimento itinerante da Neoenergia chega a 14 regiões admi...