Saudosismo Copa do Mundo FIFA Suécia 1958 Campeão Vice-Campeão ...
Campeão Vice-Campeão
Brasil Suécia
1º Título
Resumo Histórico da Copa do Mundo de 1958: A Sexta Edição da Copa do Mundo foi realizada no Continente Europeu precisamente na Suécia no período de 10 a 29 de junho. As seleções postulantes as 16 vagas para disputar a competição foram submetidas a uma fase eliminatória. Um total de 55 seleções se escreveram para disputar as Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA 1958, com objetivo de conquistar uma das vagas dentro das quatorze disponíveis, já que a Suécia já tinha vaga assegurada por ser a anfitriã e a Alemanha Ocidental por ter sido a Campeão mundial da edição de 1954. A Fifa decidiu dividir as seleções em várias zonas continentais garantindo um pré-determinado número de vagas para cada zona. Houveram algumas surpresas nas eliminatórias para Copa FIFA de 1958: A União Soviética participou pela primeira vez de uma Copa do Mundo. O País de Gales terminou as eliminatórias em segundo lugar do seu grupo, disputou a repescagem contra Israel, depois que os israelenses venceram seu grupo sem precisar jogar uma única partida em função das desistências das seleções da Turquia, Indonésia e Sudão. A Fifa havia determinado que nenhuma equipe se classificaria sem disputar pelo menos uma partida das eliminatórias. O País de Gales conquistou essa vaga. No Grupo da América do Sul, a surpresa foi a eliminação do Uruguai, Campeão em 1930 e 1950 e semifinalista em 1954. O Uruguai foi eliminado pelo Paraguai, após sofrer uma goleada pelo placar de 5 X 0.
Curiosidades:
Os dirigentes do Brasil esqueceram de enviar para FIFA a numeração dos jogadores para disputar a competição. A Entidade máxima do futebol mundial definiu a numeração dos jogadores brasileiros. Por obra do acaso, Pele recebeu o número 10.
O gol número 500 das copas foi marcado pelo escocês Robert Collins, aos 29 minutos do 2º Tempo do jogo realizado contra o Paraguai.
Após o primeiro empate sem gols na história das copas, entre Brasil e Inglaterra, os jogadores ficaram sem saber o que fazer em campo. Alguns achavam que o arbitro iria levar o jogo para prorrogação.
Pelé se tornou o mais jovem jogador a marcar um gol na copa do mundo, fato ocorrida na partida contra o País de Gales. Pelé também foi o mais jovem jogador a conquistar uma Copa do Mundo.
Locais das partidas: Foram designados os seguintes estádios para a realização dos jogos da competição:
Formula de Disputa: As 16 seleções participantes foram divididas em 4 grupos. Os dois primeiros de cada grupo foram classificados para a Segunda Fase.
Fase de Grupos:
Grupo 1:
Grupo 2:
Grupo 3:
Grupo 4:
Fase Final:
Quartas de Final
Semifinal
Final
Equipe da Seleção Brasileira Campeã da Copa do Mundo da FIFA, realizada n Suécia em 1958:
Da esquerda para direita – Jogadores:
De pé: Djalma Santos, Zito, Belline, Nilton Santos, Orlando e Gylmar.
Agachados: Garrincha, Didi, Pelé, Vavá e Zagalo
Artilheiro: O artilheiro da Copa do Mundo de 1958 foi o jogador Just Fontaine da Seleção da França com 13 gol marcados.
Just Fontaine
Coluna do Vidal
Nenhum comentário