Page Nav

HIDE
Terça, Abril 1

Pages

Vai de Graça: Confira linhas que atendem Jardim Botânico e Zoológico aos domingos

    Governador Ibaneis Rocha anunciou gratuidade das entradas aos domingos e feriados; transporte público também é de graça nestes dias O pr...

  Governador Ibaneis Rocha anunciou gratuidade das entradas aos domingos e feriados; transporte público também é de graça nestes dias

O programa Lazer Para Todos, que estabelece entrada gratuita aos domingos e feriados para o Jardim Botânico de Brasília e Zoológico de Brasília, começa a valer neste domingo (30). A medida foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha em coletiva das festividades dos 65 anos de Brasília e foi publicada, nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

O Zoológico de Brasília passa a ter entrada gratuita aos domingos, dia em que é atendido por 13 de linhas de ônibus e que também terá gratuidade no transporte público | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Além da entrada gratuita, a população poderá se locomover para os dois locais sem precisar pagar o transporte público, uma vez que o programa Vai de Graça também funciona aos domingos e feriados. A decisão do chefe do Executivo tem o objetivo de promover a inclusão social, a educação ambiental e o lazer para todos os cidadãos da capital e visitantes.

“Nosso objetivo é ampliar ainda mais o acesso da população a estes dois espaços importantíssimos para o lazer e a causa ambiental. Muitas pessoas moram na capital e nunca tiveram a oportunidade de frequentar o Zoológico e o Jardim Botânico, e com a gratuidade tornamos esse acesso mais democrático”, afirma o governador Ibaneis Rocha.

Programa Lazer para Todos também estabelece entrada gratuita aos domingos no Jardim Botânico de Brasília | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O Zoológico abre das 8h30 às 17h e é atendido por 13 linhas aos domingos, enquanto o Jardim Botânico funciona das 9h às 17h, com entrada permitida até as 16h30, e por lá passam oito linhas neste mesmo dia.

“Essa ampliação atende bem a finalidade do Vai de Graça, que é a inclusão social, e, principalmente, o lazer. O transporte público gratuito é fundamental para isso e nós temos colhido bons resultados desde que o programa foi instituído”, pontuou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

Linhas que atendem o Jardim Botânico de Brasília aos domingos

→ 0.147: São Sebastião (Residencial do Bosque)/L2 Sul/Rodoviária do Plano Piloto;
→ 0.181: São Sebastião (Residencial do Bosque)/Paranoá/Itapoã/Lago Sul (QI 23);
→ 0.186: São Sebastião/Lago Sul (Ponte das Garças)/Rodoviária do Plano Piloto;
→ 181.2: São Sebastião (Residencial do Bosque)/Lago Sul (Gilberto Salomão);
→ 183.2: São Sebastião (Vila do Boa)/Condomínios (Esaf-Big Box);
→ 183.6: São Sebastião (Residencial do Bosque)/Morro da Cruz/São Francisco/Mangueiral;
→ 183.7: São Sebastião (Capão Comprido — João Cândido — Itaipu — Condomínio Estrada do Sol);
→ 197.3: São Sebastião (Bairro São Francisco Qd. 09 — QI 23)/Rodoviária do Plano Piloto (Ponte JK).

Linhas que atendem o Zoológico de Brasília aos domingos

→ 0.089: Ceilândia (M2 Norte e Sul)/Taguatinga (Avenida Comercial Norte/Avenida Centro)/Guará/Faculdade Euroamericana/Samdu Norte
→ 0.160: Núcleo Bandeirante (Zoológico)/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo)
→ 0.172: Riacho Fundo I (EPNB)/Rodoviária do Plano Piloto (Zoológico – Eixo)
→ 0.373: Samambaia Norte (2ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB-Eixo)
→ 0.809: Recanto das Emas/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo)
→ 0.821: Samambaia Sul (1ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB)
→ 0.825: Samambaia Sul (2ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB)
→ 154.2: Guará e Guará II/Rodoviária do Plano Piloto
→ 336.1: Setor P Sul/Rodoviária do Plano Piloto
→ 373.2: Samambaia Norte (1ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB)
→ 813.2: Recanto das Emas (EPNB – Epia)/W3 Sul – Norte
→ 870.1: Riacho Fundo II (QS 18 — Caub II)/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo)
→ 870.7: Recanto das Emas (Qd. 800)/Rodoviária do Plano Piloto – via Eixo

A gratuidade de entrada nos estabelecimentos será exclusivamente aos domingos e feriados, sendo estes nas seguintes datas:

→ 1º de janeiro: Confraternização Universal (feriado nacional)
→ Paixão de Cristo: Data móvel (feriado nacional)
→ 21 de abril: Aniversário de Brasília (feriado distrital) e Tiradentes (feriado nacional)
→ 1º de maio: Dia do Trabalhador (feriado nacional)
→ 7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional)
→ 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
→ 2 de novembro: Finados (feriado nacional)
→ 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional)
→ 20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional)
→ 30 de novembro: Dia do Evangélico (feriado distrital)
→ 25 de dezembro: Natal (feriado nacional)

O GDF poderá estender a gratuidade a outras datas. A execução do programa Lazer para Todos ficará a cargo da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF), do Jardim Botânico de Brasília e do Zoológico de Brasília.

Histórico dos espaços

Inaugurado em 1957, o Zoológico de Brasília é a primeira instituição ambientalista do DF e tem como foco a educação ambiental e a conservação da fauna brasileira. Ele abriga cerca de 600 animais de 180 espécies, incluindo aves, répteis e mamíferos, e destaca-se pelo trabalho de conservação e pesquisa, além de ser um importante ponto de lazer, com atrações como o Museu de Ciências Naturais, borboletário, áreas para piquenique e playground.

Criado em 1985, o Jardim Botânico de Brasília (JBB), por sua vez, é uma das principais áreas de conservação do Cerrado e promove educação ambiental, pesquisa científica e lazer por meio de trilhas, jardins temáticos e espaços de visitação.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Governo de Minas publica 745 concessões do Adveb em reconhec...

Escolas da rede estadual de Minas Gerais participam da Febra...

Governo de Minas Gerais: Inscrições para vagas residuais da ...

Obras na MG-424 exigem atenção redobrada de motoristas nos p...

Governo de Minas Gerais: Inscrições para vagas residuais da ...

BDMG registra lucro líquido de R$ 134 milhões com liberação ...

Minas Gerais disponibiliza mais de 14 mil vagas de emprego e...

Celina Leão para o governo do DF e Ibaneis Rocha para o Sena...

Agentes do Detran-DF: Fiscalização autua 87 condutores alcoo...

Atendimento itinerante da Neoenergia chega a 14 regiões admi...