Page Nav

HIDE
Segunda, Maio 5

Pages

DF é pioneiro em triagem neonatal para doença de Pompe

  Paciente diagnosticado precocemente no HAB recebe tratamento padrão-ouro – o primeiro no Brasil, transformando o país em referência na Amé...

 Paciente diagnosticado precocemente no HAB recebe tratamento padrão-ouro – o primeiro no Brasil, transformando o país em referência na América Latina

O Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a implementar a triagem neonatal para a doença de Pompe na rede pública. Por meio do teste do pezinho ampliado, é possível detectar precocemente essa condição genética rara que afeta os músculos e pode comprometer funções vitais, como respiração e batimentos cardíacos. A iniciativa pioneira da Secretaria de Saúde (SES-DF) transforma o país em referência na América Latina.

“Ampliar a triagem neonatal foi um esforço do serviço de referência em doenças raras, com apoio fundamental da SES-DF. Isso porque, além de médicos capacitados, precisamos de uma administração pública eficiente para viabilizar essa realidade”, avalia o geneticista e chefe do Programa de Triagem Neonatal do Hospital de Apoio de Brasília (HAB), Gerson Carvalho.

Responsável pelo diagnóstico e tratamento da menina, o geneticista da SES-DF, Fabrício Maciel, destaca que a colaboração multidisciplinar é fundamental para o sucesso | Foto Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Tratamento precoce

O diagnóstico da condição possibilita o início imediato do tratamento, passo essencial para evitar complicações graves. No DF, essa verificação é feita no Centro de Referência de Doenças Raras do HAB, por meio do exame de dosagem enzimática.

Nos primeiros meses de vida, a doença de Pompe caracteriza-se por fraqueza muscular generalizada e cardiomegalia, quando o coração cresce além do normal. “Por ser progressiva e potencialmente fatal, o diagnóstico precoce é imperativo. Quanto antes iniciarmos o tratamento, maiores são as chances de evitar danos ao coração e salvar vidas”, complementa Carvalho.

O tratamento ocorre a cada 15 dias com a infusão da enzima alfa-glicosidase ácida (GAA), um processo conhecido como Terapia de Reposição Enzimática (TRE). A aplicação diretamente na veia do paciente ajuda a retardar a progressão da doença.

A pequena Melina Carvalho, de 10 meses, diagnosticada com a doença no HAB, recebe a terapia para suprir a deficiência da enzima que seu organismo não produz corretamente. Seu tratamento é feito, hoje, no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB).

“Foi desesperador receber o diagnóstico, mas o tratamento precoce trouxe esperança. Hoje, minha filha está se desenvolvendo bem e sem complicações, graças às equipes médicas do HAB e do HCB”, conta a mãe da paciente, Bruna Carvalho, 24.

O caso de Melina marca o avanço no DF, sendo o primeiro a receber a terapia padrão-ouro, isto é, quando uma técnica se mostra a mais eficaz em relação às demais no tratamento de determinada doença.

Responsável pelo diagnóstico e tratamento da menina, o geneticista da SES-DF, Fabrício Maciel, destaca que a colaboração multidisciplinar é fundamental para o sucesso do tratamento. “Tanto no HAB quanto no HCB, a paciente conta com o apoio de especialistas em diversas áreas, como imunologia, cardiologia e neurologia pediátrica, além de uma equipe de reabilitação de excelência”, explica.

Da redação do Portal de Notícias, Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Nenhum comentário

Pixel

Novo Caged: DF gera 17,8 mil empregos formais no 1º trimestr...

As Agências do trabalhador no DF têm 717 vagas abertas nesta...

Programa de Educação Precoce oferece acompanhamento especial...

Campeonato Brasileiro de Futebol de 2024 - Série D Primeir...

Campeonato brasileiro Série C Primeira Fase 4ª Rodada 03.0...

Campeonato Brasileiro Série B 6ª Rodada 03.05.2025 – Sábad...

Campeonato Brasileiro Série A Série A 7ª Rodada 03.05.202...

70ª Conferência Distrital reúne mais de 70 clubes de Rotary ...

PM prende dois suspeitos de roubo e sequestro de jovem em So...

Dois irmãos são presos em flagrante suspeitos por tentativa ...