Page Nav

HIDE
Sexta, Abril 18

Pages

Fica Glauber Braga! Greve de fome anima suplente Heloísa Helena

  Heloísa Helena, suplente de Glauber Braga, anima tocando bumbo em apoio à greve de fome do deputado, que protesta contra cassação. A ex-se...


 Heloísa Helena, suplente de Glauber Braga, anima tocando bumbo em apoio à greve de fome do deputado, que protesta contra cassação. A ex-senadora da Rede, pronta para assumir o mandato, vibra com a campanha “Fica Glauber Braga”

No sexto dia de greve de fome, o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), de 42 anos, permanece deitado na porta de seu gabinete 364, no Anexo IV da Câmara dos Deputados, em um protesto que preocupa médicos e aliados.

A manifestação, iniciada após o Conselho de Ética recomendar sua cassação ao plenário, é vista como de alto risco.

Segundo especialistas, a suspensão prolongada de alimentação pode levar a complicações graves, como arritmia cardíaca, falência renal e até a morte.

Apesar disso, a campanha “Fica Glauber Braga” ganha força entre colegas de partido, que enxergam o ato como resistência contra uma suposta perseguição política. A regra diz que um suplente assume o cargo, caso o titular peça licença para ocupar cargos no executivo; que seja cassado ou vá a óbito.

A acusação que pesa contra Braga, movida pelo Partido Novo, refere-se a um episódio em abril de 2024, quando ele teria expulsado um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) da Câmara com socos e pontapés.

No entanto, o deputado e seus apoiadores alegam que o processo é uma retaliação por suas denúncias contra o esquema das chamadas “emendas secretas”, que envolvem a distribuição de recursos públicos sem transparência, confrontando deputados influentes.

A mobilização em torno da greve de fome de Glauber, com manifestações de apoio que vão de rodas de samba animadas, como a realizada na noite de segunda-feira, a apelos públicos de colegas.

Um dos mais fervorosos defensores da continuidade do protesto é o deputado distrital Max Maciel (PSOL-DF), conhecido como “deputado chapeuzinho”.

Pelas redes sociais, Maciel incentiva Braga a manter a greve até que o Conselho de Ética recue, ignorando os alerta sobre o delicado estado de saúde do parlamentar.

A possibilidade de reversão da recomendação de cassação, porém, é considerada remota, já que o processo agora depende de votação em plenário, exigindo 257 votos para ser efetivado.

Enquanto isso, quem acompanha o desdobramento com interesse é a ex-senadora Heloísa Helena, da Rede Sustentabilidade.

Em 2022, a Rede formou uma federação com o PSOL, e Helena, candidata a deputada federal pelo Rio de Janeiro, tornou-se a primeira suplente de Braga.

Caso a cassação se confirme, ela assumirá o mandato.

Da redação do Portal de Notícias Radar-DF

Nenhum comentário

Pixel

A dor de Sarah não pode se repetir no DF", afirma Roosevelt ...

Brasília 65 anos: Guia completo sobre a programação, transpo...

Diabetes gestacional: Cuidar da saúde é a melhor forma de pr...

Contagem regressiva: População se prepara para curtir atraçõ...

Escola Classe 06 de Ceilândia homenageia aluna de 8 anos vít...

Rede pública do DF é pioneira na aplicação de medicamento pa...

Programa Vai de Graça ganha reforço em 19 linhas

Hospital João XXIII alerta para cuidados na hora de curtir a...

Governo de Minas amplia programa Caminhos Pra Avançar com a ...

Estado realiza primeiro simulado para o Enem 2025 contemplan...