Page Nav

HIDE
Terça, Maio 6

Pages

Período de inscrição para formação gratuita da Global Goals Educa é ampliado até 30/4

  Iniciativa inédita capacitará professores alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU Com o objetivo de ampliar as práti...

 

Iniciativa inédita capacitará professores alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Com o objetivo de ampliar as práticas pedagógicas voltadas à educação para a sustentabilidade, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) aderiu ao programa Global Goals Educa – Conectando para Transformar Vidas. A iniciativa é realizada pela NTICS Projetos e teve o período de inscrições para professores ampliado até o dia 30/4.

SEE / Divulgação

Reconhecido como uma das maiores ações educacionais do Brasil alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o programa oferece formação gratuita e on-line a educadores da educação básica, das redes pública e privada. O curso será disponibilizado por meio da plataforma da Escola de Formação da SEE/MG, ampliando o acesso aos docentes da rede estadual interessados em participar.

A formação tem foco na capacitação de professores, que atuarão como agentes de transformação nas comunidades escolares, promovendo a construção de projetos sustentáveis. 

Um exemplo inspirador é o projeto “Sabão Sustentável”, desenvolvido na Escola Estadual Lino Vieira Ruivo, em Ibiúna (SP), onde alunos transformaram óleo de cozinha usado em sabão ecológico, prevenindo a contaminação de rios. Essa iniciativa mostrou como a educação prática pode resolver problemas do dia a dia, alinhando-se aos ODS.

Curso gratuito e certificado

Com carga horária total de 44 horas, a segunda turma do curso será oferecida entre maio e junho. As aulas são transmitidas ao vivo e também ficam gravadas na plataforma. Os educadores que concluírem todas as etapas receberão certificado. As inscrições para a segunda turma estão abertas podem ser feitas neste link

Exemplos em outros estados 

O curso é estruturado em módulos teóricos e práticos. No módulo prático, os participantes desenvolvem projetos com foco em resolver desafios reais das comunidades escolares, com acompanhamento de tutores especializados. A metodologia busca transformar conhecimento em ação e engajar alunos em soluções criativas e sustentáveis.

A equipe docente reúne profissionais de referência, como o professor Eduardo Farah (FGV/USP), e especialistas em educação ambiental, gestão de projetos e comunicação não violenta. A iniciativa também conta com o apoio do ator e empresário Luigi Baricelli, que atua como embaixador do projeto.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Aberta licitação para construção de novo centro de educação ...

Governador Ibaneis inaugura Centro de Referência da Mulhe...

As Agências do trabalhador no DF têm 110 vagas para ajudant...

Dia da Mulher registra mais de 2 mil atendimentos na 23ª edi...

Equipe do Hospital Regional de Santa Maria promove I Seminár...

GDF reforça importância da higienização das mãos para a segu...

EnCena 2025: Escolas Públicas podem ganhar até R$ 30 mil com...

Abertas inscrições para exposição de obras de artistas de Ág...

Estilo de vida aumenta risco de AVC entre jovens

Campeonato séria C Primeira Fase 4ª Rodada 05.05.2025 – 2ª...