Page Nav

HIDE
Sexta, Maio 2

Pages

Tardezinha do HSol transforma hospital em sede de alegria e afeto

    Projeto reúne música e escuta ativa para pacientes internados No Hospital Cidade do Sol (HSol), em Ceilândia, uma tarde por mês é reserv...

  Projeto reúne música e escuta ativa para pacientes internados

No Hospital Cidade do Sol (HSol), em Ceilândia, uma tarde por mês é reservada para música, histórias, encontros e emoções. A Tardezinha do HSol é uma iniciativa da equipe multiprofissional da unidade de saúde com o propósito de transformar o ambiente hospitalar e proporcionar aos pacientes momentos de lazer e bem-estar.

O evento é realizado na área comum da unidade e mobiliza profissionais de diversas áreas, estudantes de instituições de ensino e, principalmente, os próprios pacientes, que se tornam protagonistas dessa experiência afetiva.

“Esse momento é importante porque transforma o hospital em um espaço de vida, e não só de tratamento”

Flávio Amorim, gerente do HSol

“Esse momento é importante porque transforma o hospital em um espaço de vida, e não só de tratamento. O ambiente se torna mais leve, mais acolhedor. A cada edição, vemos sorrisos, lágrimas de emoção e escutamos relatos que nos lembram por que escolhemos trabalhar com saúde”, afirma o gerente do HSol, Flávio Amorim.

A mais recente edição da Tardezinha, nesta sexta-feira (11) contou com a participação de estudantes do Centro Universitário UDF. Uma das convidadas foi a aluna de fonoaudiologia, Angélica Lhyra Poleto Rodrigues, que encantou pacientes com canções afetivas e cheias de memórias.

Projeto mostra que o tratamento de um paciente vai além de medicamentos e cirurgias | Foto: Divulgação/IgesDF

A gerente multidisciplinar do hospital, Camila Frois, conta como surgiu a parceria. “Encontrei um vídeo da Angélica cantando nas redes sociais da universidade, achei muito lindo e logo tratei de entrar em contato para convidá-la a participar do nosso projeto. Pensamos com carinho nas três músicas que seriam apresentadas aos pacientes, buscando canções que remetessem à infância e à convivência com os avós, para incentivar que todos cantassem juntos. Mais do que a música, o objetivo principal foi escutá-los — ouvir suas histórias, suas experiências, suas vozes. Foi uma troca afetiva e muito rica para todos nós.”

Angélica explica que a ação também fará parte de um trabalho acadêmico. “Toda essa ação será documentada no projeto A alegria de ouvir a voz da terceira idade, para uma disciplina da universidade. Nosso objetivo é esse: somar à comunidade, fazer a diferença e deixar nossa marca nos corações, para além da sala de aula.”

Para Regiane da Silva, da equipe de Humanização do HSol, o impacto da ação vai além do momento vivido. “É uma alegria que mexe com o coração de todo mundo.”

“A gente sai de quatro paredes brancas para o verde da natureza, ouvir histórias, cantar”.

Adilene Cerqueira, paciente

Entre os pacientes que participaram da atividade, o sentimento foi de gratidão e encantamento. Internada desde o dia 9 de abril após um AVC, Adilene Vieira Cerqueira se emocionou. “Foi maravilhoso. A gente sai de quatro paredes brancas para o verde da natureza, ouvir histórias, cantar. Isso nos dá força e fé. Temos que aproveitar, perdoar, ser transparentes. Foi um momento de união, de falar de Deus e das pessoas.”

Aldenora Bezerra Dantas, acompanhante do paciente Francisco Arlindo Dantas — internado desde 14 de março com pressão alta e pré-diabetes — também se emocionou com a experiência. “Isso aqui é uma terapia. Para nós que estamos acompanhando e para eles que estão internados, é um momento de amor. Nota dez pra tudo. Pena que é só uma vez por mês, podia ser mais. Aqui a gente sente cuidado, carinho.”

“O compromisso com a qualidade vai além dos resultados clínicos: está presente na experiência dos nossos pacientes, no cuidado centrado nas pessoas e na busca constante por avanços que gerem impacto real na vida da população”, afirma o presidente do IgesDF, Cleber Monteiro.

Da redação do Portal de Notícias Com informações do IgesDF

Nenhum comentário

Pixel

Eduardo Pedrosa discute a importância da federação "União Pr...

GDF entrega mil certificados a alunos do Brasil.IA no Riacho...

GDF lança Operação Verde Vivo para reforçar combate a incênd...

Municípios do Entorno debatem soluções para a região durante...

Cemig conclui obra que viabiliza projeto inovador de gigante...

Automatiza.MG completa um ano com economia e eficiência no t...

Polícia Militar realiza megaoperação no feriado de Dia do Tr...

Famílias de Carandaí recebem títulos de regularização em açã...

Governo lança processo de seleção para contratar Organização...

Operação mira grupo interestadual investigado por fraudes vi...